Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 19/11/2015 20:52

    Sr. JOÃO BATISTA OLIVI., assistindo ao seu vídeo sobre as chuvas no sul do PR entendi que: No Sul as chuvas constantes provocam dias nublados e prejudicam a fotossíntese no soja e, quanto ao milho, a lavoura que o senhor mostra está com desenvolvimento normal.

    HÁ CONTROVÉRSIAS!!...

    Sr. João, a maioria das plantas oleaginosas são aquelas que apresentam pelo menos 14 % de óleo nas suas sementes, são de metabolismo fotossintético C3, entre elas o amendoim, mamona, soja, feijão. Sabe-se que as plantas pertencentes a esse grande grupo sofrem interferências no seu metabolismo fotossintético nas variáveis, temperatura, saturação de luz. O seu ótimo ocorre em temperaturas entre 20-25ºC e, intensidades luminosas entre 400-500 micromoles de fótons/m2/seg.

    O milho já faz parte das plantas do grupo C4, cujo metabolismo fotossintético tem o seu ótimo na temperatura 30-45ºC e, na intensidade luminosa >2000 micromoles de fótons /m2/seg.

    Logo o milho é mais exigente que o soja quanto à luminosidade.

    ...."E VAMOS EM FRENTE" ! ! !....

    0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Realmente estamos tendo muitos dias nublados aqui no oeste do Paraná. Mas não acredito que isso afetou o desenvolvimento da soja até agora. O que mais preocupa os agricultores são as doenças radiculares que prejudicaram o desenvolvimento inicial de variedades Intactas, principalmente. Aqui onde moro, muitas lavouras já estão em fase de enchimento de grãos( vagens com 20% de enchimento), e agora sim os dias nublados poderão influenciar negativamente a produção. Quanto ao fato de muitas lavouras jovens apresentarem coloração de verde menos intensa, ao meu ver isso é normal até os estádios v4-v5, quando os rizóbios ficam a pleno vapor. Outro fato que pode influenciar é o encharcamento do solo, que prejudica os rizóbios. Em ano de El Nino é preocupante a falta de iluminação solar. Mas o que vai tirar o sono de muita gente é que as variedades Intactas não suportam chuvas na colheita. Brotam no pé a abrem as vagens. Na última colheita , algumas variedades desta soja tiveram desconto de mais de 40% por grãos mofados.

      0