Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 27/11/2015 21:08

    Pois é né! Fui olhar esses dados, da secex, para conferir o excelente trabalho da Kátia Abreu, citado pelo entrevistado. Na comparação janeiro-agosto, de 2014-2015, 45% menor em dólares, 10% menor em preço e 38% menor em toneladas. Bah tchê, como se diz no RGS, é um baita resultado...

    Dalzir, me socorre aqui, o que será que a Kátia Abreu vai fazer? Baixar uns 50% do preço em dólares, para estimular as compras da China e da Rússia? Não, mas péra, lembrei que Kátia Abreu é ministra de um governo que não existe mais. Ou será que os poderosos agora, virarão todos contra o PT? Ninguém tem nada a ver com isso, nunca viram, e se viram, foi de vista, e de longe. Agora lembrei de outra coisa, o dólar deu uma pernada em 2015, foi prá lua. Se bem me lembro, a conversa era de que com o real desvalorizado o Brasil iria exportar mais, era sim, era isso mesmo que diziam. Mas que conversa prá boi dormir, o que conseguiram foi derrubar o consumo interno, isso sim, tornando o consumo de carne bovina pelas familias Brasileiras, muito mais caro.

    Quando a soja bateu nos 8,44, conferi o gráfico, numa ladeira sem fim, e há a possibilidade de preço em 7,60!! Claro que pode vir refresco também, Dilma fica mais um ano ou dois, mais que isso acho que ninguém aguenta, o dólar vai para 5 reais, a soja para 9,50 ou mais, e de novo, vai haver um alivio momentâneo, que irá cobrar sua fatura, muito mais alta, lá adiante.

    Gosto de especular, quanto será o custo de produção de 1 ha de soja e milho com dólar a 5? E a, por que não, 10? Com a Europa e os EUA, que tem moedas valorizadas, por que as exportações da Ásia diminuem? Segundo a teoria dos Keinesianos entendidos, devia ser o contrário.

    Os EUA estão crescendo, e importando menos, e sabem por que? Por que são focados no aumento da produtividade, na diminuição de custos de produção, e principalmente por que lá, embora tenha o Obama, não tem o PT e sua base aliada.

    Amigos, toda essa pilhéria é por que não posso ficar, sem estar cheio de sarcasmo, quando vejo que no Brasil, aqueles que tem méritos verdadeiros não conseguem cargos de comando, de influência, aqui é preciso ser puxa-sacos, pertencer à grupos que possuem uma identidade grupal, baseados em um espirito de preservação de um "esquema", que lhes garanta um lugar. Meritocracia? Isso é coisa de fascista. Vou tentar explicar isso. O que os criadores precisam não é uma "liderança" que vá para a Rússia colocar chapéu de comunista, aliás o que todos os produtores precisam é de um governo que não atrapalhe, e que tenha o minimo de responsabilidade na tal "politica economica", um governo onde os funcionários públicos, os politicos e o próprio governo não fiquem contra os produtores, contra o povo, a favor de privilégios somente para suas classes.

    Os produtores precisam de um País estável, com uma moeda forte, custos de produção baixos, alta produtividade, e de politicos e de um governo que ao invés de roubar, invista os recursos destinados para logistica, ajudando no aumento da produtividade no transporte e distribuição dos produtos.

    Isso é o minimo do minimo, mas esses sujeitos não conseguem sair da porta do BNDES, barganhando votos por empréstimos.

    0
    • Adrian Martins Ferreira Avanhandava - SP

      Como diz por aqui: falou e disse! Esses políticos, muitas vezes até em âmbito municipal, só pensam em interesses próprios e não tem uma visão desenvolvimentista de médio/longo prazo. Parabéns pelo seu texto.

      0