Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 28/11/2015 07:53

    Os argentinos têm duas vantagens importantes sobre o Brasil na produção agropecuária. A primeira, uma logística de escoamento funcional e de baixo custo. A segunda, um solo fértil que exige muito pouco de fertilizantes e corretivos. A maior desvantagem deles, que era o populismo kirchnerista, já foi descartado. Resta saber se esse tal de Macri vai realmente implementar as reformas necessárias ou vai simplesmente se render ao populismo corrupto e a todos os benefícios pessoais que isso pode trazer. Acredito que na Argentina, assim como no Brasil, a corrupção é endêmica e arraigada na estrutura do poder. Não acredito que vá mudar muita coisa no país dos hermanos. Melhor assim porque, se fosse um país organizado, a Argentina seria um adversário valoroso e um player poderoso no mercado mundial de commodities agrícolas. Buena suerte hermanos, Pero no mucho!

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos a diferença maior é que na Argentina, as commodities são processadas e agrega-se valor ao produto. Um exemplo é no soja, eles produzem bem menos soja que o Brasil, mas exportam um volume muito maior de óleo de soja. Veja que a Argentina tem uma produção de lácteos, com um volume exportado que nos causa inveja, isto porque as proteínas vegetais, como farelo de soja, são transformadas em proteínas animal, de maior valor agregado, além de consumir mão-de-obra nacional. O petismo optou em exportar as commodities in natura. Até quando isso é saudável para a economia de um país?

      1
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Paulo,embora o pt seja o simbolo da corrupção e da incompetência, neste caso

      precisamos retornar em 1996 e falar um pouco do Kandir, o qual nunca mais ouvi falar, numa analise sem planejamento e consequencias o congresso aprovou a dita lei.A partir daí o brasil criou empregos no exterior para chineses e outros, aqui fechamos fabricas,especialmente no estado de São Paulo.Deixamos de agregar valor além do governo prometer um subsídios por perdas arrecadatórias a qual nunca cumpriu 100%.

      Desisti de acreditar neste país por estes idiotas que nos representam, os grandes players deveriam erguer uma estatua para este idiota que tanto bem fez a eles,exportamos também minério e não temos controle se esta sendo exportado ferro ou outro minério de inestimável valor, exportamos o minério de ferro e depois compramos produtos manufaturados por valor infinitamente maior.Eta Brasil.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Dejair, nos anos 70 do século passado, os navios descarregavam no porto de Santos e "subiam" até o Nordeste, para colocar areia em seus porões, que segundo os entendidos era para servir de lastro e, evitar que o navio balançasse muito. Depois as autoridades brasileiras foram verificar e descobriu-se que a areia que estava servindo de lastro era rica em Urânio, mineral usado como combustível nas nas usinas nucleares. Nosso país é rico em "estórias" desse tipo.

      1