Fala Produtor - Mensagem
-
Matheus Cerutti Sorriso - MT 14/12/2015 10:41
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Matheus, nós agricultores somos meros peões neste xadrez da especulação. Safras são criadas e reduzidas no ar condicionado da mídia e consultorias. Tudo regado a fartos pagamentos e troca de favores. Não existe outra explicação, infelizmente. Como pode, a maior seca da história agrícola do Mato Grosso, não impactar em nada , a produção anual de soja? Se alguém tiver outra explicação, por favor, nos iluminem. Ou é má fé ou incompetência.
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Outro fato: qualquer site , jornal, programa televisivo que divulgar tais dados absurdos, sem contestar sua veracidade pela gravidade da seca, ao meu ver, também estará participando do esquema. Quem dissemina a mentira também é culpado, cúmplice. Tem que falar no ar, nos textos, que tais números parecem ser absurdos decorrendes das informações que chegam das áreas afetadas. Quem aceita números de consultorias e órgãos governamentais desonestos não merecerá nossa atenção. Que vá fazer previsão do tempo e discursinho de apoio para eles. Está na hora de vermos que está do nosso lado. Chega de aduladores que nos prejudicam. Prefiro a crítica que me corrige, do que o elogio que me corrompe.
-
Valdomiro Rodante Junior
Porangatu - GO
Concordo plenamente, pois aqui no norte de Goiais , e no estado do Tocantins não estamos conseguindo plantar devido a seca.
-
Pedro A Philippsen
nova santa rosa - PR
Quem sabe, safra de 80 ml.de ton:
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Este assunto é entendido pelos agricultores visitantes deste site como de grande importância. Gostaria de deixar minha sugestão, ao Alexander Horta, para entrevistar algum consultor que tenha dito recentemente que a safra brasileira será igual ou superior a sua estimativa inicial. Não vale dizer que milho verão diminui, não vale dizer que área de cana e pastagem virou soja, não vale dizer que os dados são de um mês atrás. Queremos saber quanto cada estado vai produzir, quanto era a expectativa inicial daquele estado e quanto é hoje. Daqui a pouco vão falar que algum munícipio aqui do sul vai cobrir a perda do MT. Muito interessante será está entrevista.
-
João Biermann
Tapera - RS
E não é só a seca do centro oeste pra cima, aqui no RS, e pelo que falam em SC e PR também, o excesso de umidade vai prejudicar a safra, se o clima colaborar daqui pra frente poderemos ter uma safra normal, mas nada de supersafra, tendo em vista que várias áreas tem falhas, e onde não tem planta não sai grão. Tranquilamente 5% de TODA área estimada de plantio do RS não germinou, ou morreu, ou nem foi plantada pelo excesso de umidade.
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Sou de Sorriso (MT) e só tenho uma coisa a dizer a vocês: a situação aqui é grave, o que me admira são essas notícias de super safra de soja no Brasil. Gente, o MT, GO e MAPITOBA está no seco, quebra severa de produção. Sou agrônomo e produtor em Sorriso, e estou admirado com tamanha inverdade a respeito da expectativa de produção brasileira. A soja aqui está morrendo na grande maioria das áreas. Abordem o assunto com a seriedade e o respeito que o mesmo merece.