Fala Produtor - Mensagem

  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR 20/12/2015 09:17

    Não quero aqui avaliar a capacidade de conhecimento e interpretação de cada um, mas não poderia deixar de reafirmar as informações prestadas pelo amigo Bocalon em sua entrevista... Até porque a produtividade de 70 sacas por hectare já é um índice de produtividade atingido por muitos produtores rurais de diversas regiões do Estado do Paraná. Produtividade esta já superada por muitos produtores dos Campos Gerais do Paraná, os quais já tem registrado, em anos normais, produtividade de 4.500 a 4.800 quilos por hectare..., Certo está quando ele esclarece (entre os 6 a 7 minutos do transcorrer da entrevista) que este índice não será alcançado, devendo ficar neste ano entre 50 a 55 sacas por hectare divido as condições climáticas.

    Pude constatar entre os dias 11 a 13 de dezembro, andando pelo sudoeste do Paraná, e visitando algumas lavouras de soja, milho e também feijão, que realmente as culturas sofreram perdas..., são muitas as lavouras de soja que sofreram perdas de 15 a 20 %, e a depender da data de plantio, não apresentam possibilidade de recuperar a capacidade de produção..., porém em muitas das lavouras ainda em fase de desenvolvimento, estas devem, sim, apresentar bom índices de produtividade, e pode-se afirmar que, tanto na região do baixo Iguaçu (entre Capanema, Realeza, também em Pato Branco e Clevelândia) observamos boas lavouras..., inclusive na comunidade de São Francisco em São João do Oesta - Pr, pude observar algumas áreas com boa capacidade produtiva, que a depender das condições climáticas, ainda nesta safra poderão resultar em produtividades de 70 sacas por hectare, sim... Produtividade esta que pode ser confirmada em muitas das lavouras em diversos dos municípios do Paraná -- como pude constatar as condições de lavouras em Mamborê, Campo Mourão e também em Floresta e Ivatuba e tantos outros municípios do Noroeste do Paraná.

    Esclareço que a produtividade de 70 sacas por hectare não se trata e não se deve ter como base para estimativa de safra a nível de Estado do Paraná, até porque todos nós sabemos que muitas lavouras apresentam perdas severas devido aos eventos climáticos, e em termos médio, a produtividade Paranaense inicialmente prevista pelo DERAL sofrerá sim perdas de produtividade em suas estimativas futuras.

    Ressaltando que, diante das inúmeras tecnologias disponíveis, produtividade média de 70 sacas por hectare já não é novidade para milhares de produtores rurais Brasileiro... Parabéns pela entrevista Bocalon, sempre preciso nas informações e no trabalho que desenvolve frente ao Sindicato Rural de São João, que pode-se constatar diante de muitos amigos produtores rurais deste município.

    9
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Segundo o Deral na safra 13/14( últimos dados disponíveis) a produtividade desse município foi de 2.300 kg/há, ou 38,3 scs/há, tendo inclusive a segunda pior produtividade do Núcleo de Pato Branco. Concordo com o Sr. Nilo de Mamborê. Alguma pequena área.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Edmar. Os números são citados, mas como citar os sentimentos daqueles agricultores que sofreram com as intempéries. Muitos são pessoas que de acordo com a definição atual, são consideradas "rudes", ou seja, ao expressar seus sentimentos, não medem as palavras. Então, essas pessoas não devem ser escolhidas para serem "pesquisadas", pois suas respostas não são passiveis de serem absorvidas na compreensão dos pesquisadores. Aí o resultado das pesquisas serão mais "digestíveis" ao público. Enfim, por mais que se pesquise, sempre haverá sombras que não serão dissipadas, ainda mais quando há interesses de um governo populista como o PT!!!

      1