Fala Produtor - Mensagem
-
SERGIO BOFF São João - PR 22/12/2015 17:59
-
Ricardo Menarim
Castro - PR
Sr. Sérgio, concordo plenamente, infelizmente estamos desprovidos de instituições com capacidade de prever eventos meteorológicos com uma precisão, no mínimo, razoável.
Aqui, nos Campos Gerais do Paraná, plantamos +/- 20% da soja fora da janela ideal, agora estamos lutando para fazer os pós-emergentes, e fungicidas nos talhões mais velhos. Mas, temos perdido muitas aplicações por falta de um modelo de previsão de chuva mais micro-regionalizado.
-
Ricardo Menarim
Castro - PR
Plantar fora da época ideal e atrasar (ou perder por chuva) a primeira aplicação contra ferrugem, parece não ser muito importante para os operadores da CBOT.....nós, produtores, sabemos a consequência.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Ontem recebi uma cópia de email. Veio de um conhecido que atua no centro oeste. Não diz quem foi o cidadão que escreveu. Se tivesse o nome colocaria aqui. Diz apenas que é de um negociador de cereais. Provavelmente das grandes compradoras do Mato Grosso. Neste email, ele, o comprador, diz que as perdas causadas pela seca não são tão grandes, e estão muito restritas a pequenas micro regiões. Diz que , estão anunciando um desastre, mas por trás disto está a intenção dos produtores de não honrar os contratos de soja feitos á preços mais baixos. Repito, se eu soubesse o nome do cidadão colocaria aqui, para que os amigos do Mato Grosso dessem uma carona para ele, primeiro passando pelas áreas atingidas. Daria uma trena para ele e mandaria medir o tamanho da área afetada. Depois o levaria até a divisa com a Bolívia e pediria para nunca mais colocar os pés naquele estado. Este tipo de vagabundo manda estas notícias para a matriz e certamente impacta no mercado. É bom saber como pensam os abutres dos silos.
-
Antonio Carlos Thomazini
Pires do Rio - GO
Carlos concordo com voce, é por causa desses vagabundos que nós produtore sofremos tanto com esse mercado, se eles soubessem o quanto sofremos com os intemperes do clima vem dificultando as nossas progeçoes para quitar o nossos débitos anteriores ou mesmo pra fazer algum investimento, e vem esses pilantras dizendo que tudo está mil maravilhas.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Antonio, o "mercado" é movido por interesses. Veja o que ocorreu em 2008, a crise financeira que obrigou os bancos centrais injetarem no "mercado" US$13 TRILHÕES para que o "mercado" financeiro mundial não colapsasse. Esse é um número divulgado para nós, os "simples mortais", agora imagine o que se acertou atrás das portas dos gabinetes. Enfim esse é o "MUNDO*" em que vivemos. (*)- Pode-se ler "M&+#@"!!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Entendo o questionamento do Sergio..do Carlos..mas temos que lembrar que os países estão abastecidos..as perdas pontuais de 4 a 5 milhoes de tons não interfere no total ou muito pouco..e não tem muito peso para balançar o mercado..lembro que há áreas de perdas mas há áreas de menos importantes no contexto que ano passado as perdas foram grandes e neste ano se apresenta safra normal...portanto acho que as perdas atuais não conseguem fazer o preço decolar..não que queira isto mas é a forma que vejo..
Outra coisa esta semana vi o HOMI da aprosoja de Goiás peocupdo com plantio após 31 do 12...ora devia ter visto antes agora não adianta chorar...deixaram ENGESSAR por FRESCURAS..agora seja galos e guentem o rojão..faltou competencia e atuação para discordar do tamanho do vazio..agora sejam HOMENS E VEJAM A BURRADA QUE FIZERAM...OU SEJA AGORA ELE FALA EM SOCIAL E ECONÔMICO...antes de engolirem o vazio não olharam o social e econÕMICO..SÓ O FRESCURAL....DOS CIENTISTAS DE MEIA TIGELA...
-
Ricardo Menarim
Castro - PR
Pois é... só a simples especulação de chuvas no norte de mato grosso faz o preço do soja ter reflexo em Chicago..., e esses dias todos sem chuvas (que já causaram prejuízos incalculáveis) não acontece nada...