Fala Produtor - Mensagem
-
Evandro Gonçalves Sinop - MT 29/02/2016 20:07
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
O crescimento da demanda por proteína animal já não permite esperar por animais adultos . I
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Liones, a cultura dos asiáticos (japoneses e chineses) é o consumo de proteína vegetal (soja) e de peixes. Li num jornal que o Brasil teve um aumento de exportação relevante de carne bovina nos últimos 8 meses para a China. Sabe-se que alguns itens não possuem elasticidade quando há um aumento na renda per capita e, no caso, a carne bovina é um item de consumo que não tem prioridade na mesa dos chineses. Como explicar essa demanda?
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Caro Sr. Paulo Rensi, ao hábitos alimentares mudaram substancialmente a partir da copa do mundo de 2002 na Ásia e as Olimpíadas da China em 2008, quando prepararam dietas alimentares ocidentalizadas a base de proteína para receber os visitantes, o que foi quase que totalmente adotada pelos asiáticos. A China perdeu a autossuficiência da produção agrícola no ano 2000 e a produção de carnes em 2007, por isso revolução dos preços a partir daquele ano. Essa condição foi impactante para o consumo de carnes porque a China consome anualmente 80 milhões de toneladas de carnes diversas e atualmente tem um déficit de 80.000t/ano. Ao que me referi é que essa condição diminuiu ao limite do ciclo operacional dos animais, aves e afins. A carne de gado é a maior preferencia dos chineses, o que permanece de difícil acesso pela indisponibilidades imposta pelo preço. Os chineses são 2º. maior consumidor de alimentos em 2.1kg/capita/dia, ficando atrás apenas dos americanos com 2.9kg/capita/dia. Não somente a carne de gado mas as demais carnes e lácteos, porque os asiáticos são fissurados em proteína, com adoração pelo ovo e o frango de menos 2 dias, cozidos ainda no ovo. Até o Japão que consumia no século passado 40 kg/capita de sushi, atualmente são 28 kg/carne e 24kg/sushi, não é gratuito que a melhor carne de gado é produzida no Japão. A mudança dos hábitos alimentares aconteceram muitos países, como a Austrália o 2º. maior consumidor de carne de frango, superando as antigas preferencias pelo gado e pelo pescado, assim como Argentina, onde a carne de frango supera o consumo da carne de gado. Para a nossa felicidade, o frango é o maior consumidor de soja na ordem de 575 gramas por cada 1kg produzido. Grande abraço
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Liones estranhei ser o primeiro a pressionar o positivo. Cultura para a coltura.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Obrigado pela "luz", nunca aprendi muito em poucas linhas. Trecho esclarecedor e sucinto.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Lembro ainda que consomem o TRIPLO de milho por cada kg produzido...
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Parabéns pela entrevista Carlos Eduardo Dias #marca40... Parabéns por acreditar na pecuária, investindo em novas tecnologias... buscando sempre uma maior eficiência da hora da comercialização.