Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 11/03/2016 20:05
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos, acredito que a dialética é uma arma mais poderosa que a retórica. Heráclito de Éfeso o pai da dialética cita: "Dando ouvidos não a mim, mas ao Logos, é avisado concordar em que todas as coisas são uma".
Na dialética marxista, a burguesia seria a tese - e o proletariado, sua antítese. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes, o comunismo. As crises do capitalismo, então, decorreriam dos conflitos entre burguesia e proletariado, e seriam o prenúncio de uma superação dialética da economia política.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Enfim, Karl Max reformula o conceito da dialética em Hegel, unindo pensamento e realidade. Surge a dialética materialista ou marxista, mostrando que a realidade é contraditória ao pensamento dialético. Contradições estas, que é preciso compreender para então, transpô-las através da dialética.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Em sua biografia sobre Winston Churchill, o autor Boris Johnson faz um comparativo entre o discurso do biografado em comparação com um contemporâneo: Adolf Hitler. Churchill é considerado um dos maiores oradores do século vinte. Os seus discursos eram cuidadosamente escritos e preparados e a sua qualidade e conteúdo ecoam através da história, inspirando homens públicos e pessoas comuns ao redor do mundo até os dias de hoje. Mas apesar de tudo isso, o autor afirma que o britânico não era nada comparado ao alemão (na verdade austríaco). Hitler tinha um discurso visceral, empolgante, messiânico. Tinha um gestual meio bizarro, mas que tinha o seu encanto. Era capaz de convencer e dominar multidões. Cientistas sociais e políticos se perguntam até hoje como ele conseguiu arrastar uma nação inteira, civilizada e cristã, a cometer atrocidades que até hoje nos assustam. A verdade é que a retórica, para o bem ou para o mal, é o maior poder que o ser humano possui. Quando o dom da palavra e as más intenções recaem sobre a mesma pessoa, o resultado pode ser catastrófico.