Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR 17/05/2016 20:45

    O preço do óleo diesel é o grande vilão na composição do preço final do milho, o custo do transporte em algumas épocas de safras chega a ser até duas vezes o preço do produto (de Sorriso para Santa Catarina, ou Rio Grande do Sul). Hoje assisti uma matéria no Canal Rural, do Sr. Miguel Daoud, dizendo que existe a possibilidade da redução no preço do óleo diesel, o qual relatava que o diesel em outros países tem uma redução de 48% no seu preço, viabilizando até a importação do referido combustível... então está na hora do Brasil baixar o preço do diesel para incentivar os produtores rurais e também a cadeia produtiva do frango e suínos... essa redução no preço do diesel certamente iria contribuir decisivamente para conter a inflação no Brasil.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Paulo, li e reli sua mensagem, no caso "o custo do transporte em algumas épocas de safras chega a ser até duas vezes o preço do produto (de Sorriso para Santa Catarina, ou Rio Grande do Sul)". O Sr. não acha que isso é questão de logística, em função de uma infraestrutura deficitária. As safras proporcionam produções sazonais, ou seja, as colheitas são realizadas em curto espaço de tempo de produtos que vão ser industrializados/consumidos ao longo do tempo, logo deve existir condições de armazenagem dessas produções. Infelizmente somos só um "protótipo de celeiro do mundo"!!! Pois nem "celeiros" temos para armazenar nossa produção nas áreas de produção, transferindo o ônus para o produtor, que tem que pagar preços abusivos para "entregar" sua produção no destino dos compradores. Sim, pois o mercado futuro na bolsa de mercadorias o seu preço base é "Porto de Paranaguá, Santos". Todos os custos para que essa commoditie esteja lá é ônus do vendedor !!!

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, o Sr. Lunardelli tem razão, não há explicação para o preço do diesel no Brasil, o que beneficiaria enormemente os produtores rurais seria a diminuição dos impostos sobre o combustivel, a liberação das importações por empresas privadas e o fim do monopólio de distribuição da Petrobrás.

      0
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      Não Sr. Rensi, o preço do óleo diesel no Brasil é um absurdo mesmo, na Venezuela compramos 42 litros de diesel com o valor de um litro aqui no Brasil.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Paulo, não estou discordando plenamente do Sr. Só estou levantando a questão se não existem outros fatores que deveriam ser ponderados, pois acreditado que são relevantes.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Onde Lê-se: acreditado... Leia-se: acredito...

      0
    • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR

      Sim existe vários fatores (tais como os preços de nossos caminhões novos com tributação excessivas, pedágios absurdos, peças de reposição abusivas, folha de pagamento de motoristas com encargos mais caros do mundo, rodovias precárias, etc......), mais o grande vilão é o preço do óleo diesel, sobre o qual geralmente é calculado o valor do frete. Saneada a Petrobrás, com novos dirigentes, acreditamos que o próximo Governo vai mexer no preço do diesel, pois como bem disse o Sr. Miguel Daud, está sobrando óleo diesel na produção e estoque da Petrobrás.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr, Lunardelli, sobram boatos por ai, mas li em algum lugar que o novo ministro da fazenda especula sobre a criação de uma nova Cide, que encareceria a gasolina em mais de 50%. Dizem que não, mas em todo lugar se fala em aumento de impostos, no MT principalmente. Estamos apenas começando a saber a real, o tamanho do buraco.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Paulo, somos um país onde a "grandeza" é o foco. Veja que o rombo nas contas públicas que o novo governo achou que seria em torno de 96 bilhões já está na casa dos 160 bilhões, ou seja, o BraZil supera todas as expectativas...

      0