Fala Produtor - Mensagem
-
Cesar Augusto Pompeo Brasília - DF 23/06/2016 15:45
-
Marcos Hildenbrandt
Rondonópolis - MT
Cesar, o indicador é base Estado de SP, dividido em 4 regiões: Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru e São José do Rio Preto.
Base de Ponderação dessas regiões: O peso de cada região na composição do Indicador é definido com base nos dados de volume de abate dos frigoríficos amostrados - atualizado mensalmente. A participação de cada região é definida pela soma dos volumes de abate das unidades que possuem cadastro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), consideradas no levantamento do dia.
Para entender a diferença de base desse indicador da região do Sr., pode-se acompanhar o preço do dia da região com o indicador Cepea: http://cepea.esalq.usp.br/boi/ .
Esse diferencial não é fixo, tem variações sazonais, mas tem um boa correlação. É importante acompanhar durante algum tempo para compreender essas variações.
-
Cesar Augusto Pompeo
Brasília - DF
ok. Obrigado pelo esclarecimento Sr. Marcos. Acompanharei conforme me indicou. Abraço.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Veja Sr. JOÃO BATISTA OLIVI, o que o Sr. está promovendo, não é uma REVOLUÇÃO CULTURAL??? Reitero meu humilde bordão: O N.A. É UMA REVOLUÇÃO CULTURAL !!
-
Marcos Hildenbrandt
Rondonópolis - MT
Sr. Paulo, a utilização de opções na comercialização é uma mudança radical na forma como ela é feita hoje. Caso um agrônomo receita a aplicação de um defensivo, digamos uma aplicação preventiva de um determinado fungicida, por exemplo; o produtor fará essa aplicação sem questionamento, pois a verificação do prejuízo é visível, é palpável. O custo de uma aplicação dessas custa o equivalente ao hedge de preço. O mesmo não ocorre com um seguro de preço, pois os prejuízos não são tão visíveis. Mesmo quando o produtor entrega sua produção muito abaixo do preço de mercado, devido a um contrato a termo, ainda assim se consola com a ideia de que deixou de ganhar, quando sabemos que houve sim uma perca e, muitas vezes, enorme, de receita que deixou de entrar no seu caixa. O travamento a um preço mínimo, garante o tempo necessário para fazer a venda, no seu melhor momento.
Portanto, pode ser que demore algum tempo para que seja incorporada na cultura do produtor rural.
-
Marcos Hildenbrandt
Rondonópolis - MT
O preço da arroba do boi informado é da regiao de sao paulo? E em Goias, como é definido o preço???