Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 17/08/2016 11:17

    Os olhos da pesquisa tende a só enxergar um dos elementos do binômio que move a agricultura.

    Simpósios são realizados para orientar os caminhos de novos paradigmas no que tange ao vegetal, mas infelizmente com relação ao solo segue uma mesma linha de raciocínio.

    Entende-se como solo um ambiente estéril que fornece água e minerais. Sabe-se que UM centímetro cúbico de solo de floresta tem DOIS MILHÕES E TREZENTOS MIL MICRORGANISMOS. Grande parte desses seres são os responsáveis pela formação dos grumos dos solos, ou seja, que promovem a correta aeração e dá estabilidade em sua estrutura física.

    A importância da aeração dos solos é diretamente proporcional ao aumento de produtividade das culturas, pois as raízes suprem a planta com o oxigênio demandado para máximo metabolismo no processo fotossintético, ou seja, maior eficiência do aproveitamento de energia disponível.

    Acredito que se a pesquisa direcionar os experimentos com o objetivo de melhorar o ambiente biológico do solo, resultados imediatos e sustentáveis serão conquistados para o progresso da agricultura brasileira.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Veja que trilhamos um caminho desde Justus Von Liebig (1803-1873), químico e inventor alemão que estabeleceu a Lei do Mínimo, com relação ao nível de fertilidade dos solos: "O sucesso de um organismo em um meio ambiente depende de que nenhum fator de sobrevivência exceda seu limite de tolerância".

      Em outras palavras, para que um ser vivo continue vivo, todos os fatores necessários à sua sobrevivência devem estar presentes, de nada adiantando haver excesso de todos se um estiver em falta. Liebig concluiu, acertadamente, que "o organismo não é mais forte que o elo mais fraco de sua cadeia ecológica de necessidades". Estudando a agricultura, ele percebeu, por exemplo, que muitas culturas minguavam, não por falta dos nutrientes necessários em grandes quantidades, como água e dióxido de carbono, mas por insuficiência de uma substância que a planta necessita em quantidades minúsculas, como o zinco (Zn).

      Estamos presos a esse dogma de que o solo é um "fornecedor de água e nutrientes".

      Quanto a estrutura física do solo, quantos já escutaram dos "experts" que solo com menos de 20% de argila é desaconselhável seu uso para o cultivo de soja. Solos com essas características é muito comum em áreas do bioma Cerrado, mas qual é o nível mínimo da microfauna no solo?

      ALGUÉM JÁ ESCUTOU SOBRE A MICROFAUNA DO SOLO?

      Sr. João Batista, lanço um desafio a equipe do NA: QUANDO ENTREVISTAR OS "EXPERTS" FAÇAM ESSA PERGUNTA A ELES !!!

      Vamos ver qual vai ser os níveis das respostas !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! A pergunta é: QUAL É O NÍVEL MINIMO DA MICROFAUNA NO SOLO PARA ELE SER AGRICULTÁVEL ?

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Eu ... & ... meus sonhos !!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR PAULO REPITO NA E' CULTURA DE TODO LADO----NAO ESTUDEI AGRONOMIA MAS COM ESSE SEU BREVE COMENTARIO ENTENDI DEPOIS DE MUITOS ANOS ------A LEI DO MINIMO-------A GENTE APRENDE ATE' O ULTIMO DIA DA VIDA ----OBRIGADO OBRIGADO PELA SUA EXPLANAÇAO.------

      0