Fala Produtor - Mensagem

  • Nilton Cunha Santo Ângelo - RS 26/08/2016 00:50

    Caras pessoas que comentaram este artigo. Normalmente eu me contenho em tais publicações, porque respeito as mais variadas opiniões, mesmo que não concorde. Porém, no presente caso, como sequer uma criatura argumentou contrariamente, resolvi me manifestar.

    O cálculo está equivocado. Isso porque, se for considerada um receita bruta de R$ 16.221.345,00 como sendo a entrada de uma cooperativa, deve-se levar em consideração as legislações tributárias, que geralmente nas áreas prioritárias, como é a agricultura, ensejam uma exigibilidade de tributos não mais que 35% dos lucros brutos, sem acréscimos patrimoniais decorrentes de aplicações bancárias. Veja-se que exagerei bastante na tributação, pois tais empreendimentos possuem isenções fiscais.

    De outra perspectiva, vêm as despesas de próprio modo de produção agrícola, que, no modelo de produção orgânico são baixíssimos em comparação com o modelo tradicionalmente utilizado nas lavouras brasileiras. Não ultrapassando a ordem de 5% da receita bruta.

    Conforme, informações do próprio site, as sementes são produzidas, beneficiadas e fornecidas pela própria cooperativa, de modo que os gastos são ínfimos quando comparados ao sistema tradicional.

    Ainda, umas das principais informações a serem acrescentadas é que a cooperativa beneficia os produtos antes de repassá-los aos consumidores finais. Nessa linha, o beneficiamento agrega valor aos produtos que são produzidos sem biotóxicos, que se depositam nos lençóis freáticos e impregnam no solo durante anos.

    Diante disso, constata-se que, embora o cálculo tenha levado em conta os valores de comércio comumente utilizados para tais grãos, não há que se falar em lucro reprimido, haja vista que os produtos não são vendidos para serem beneficiados, mas já saem da cooperativa envasados e prontos para serem consumidos, tendo valor agregado. Esclareço que os produtos não necessitam de propaganda para venda, pois possuem os selos de grãos orgânicos, podendo serem vendido por altos preços e, ainda assim, encontrarem consumidores que os comprem, em razão do modo de produção utilizado.

    13