Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 02/11/2016 21:49

    Estou lendo um livro de Miriam Leitão com o título de História do Futuro (o horizonte do Brasil no século XXI). Ela discorre brilhantemente sobre política, economia, demografia, saúde, educação e dedica um capítulo à agricultura. Mostra-se bem informada sobre vários aspectos relacionados à atividade como boa jornalista que eu sempre considerei que ela é. Escreve sobre os efeitos que a agricultura pode sofrer no futuro com as mudanças climáticas, mas não consegue escapar de alguns paradigmas entranhados na cabeça dos cidadãos comuns em relação à agricultura, por exemplo, o uso dos agrotóxicos ou a emissão de carbono. Ela informa que consumimos mais agrotóxicos que os EUA, mas não lembra, ou não sabe que a nossa condição climática tropical nos expõe a uma pressão muito maior de pragas, plantas daninhas, fungos patogênicos se comparado a um país de clima temperado. É claro que devemos sempre buscar a redução do uso desses produtos, mas é natural que o nosso consumo de agrotóxicos seja maior que o deles. Informa também que a agropecuária é responsável por 63% das emissões de CO2 no Brasil, mas não escreve absolutamente nada sobre a fixação do mesmo CO2 pela agropecuária. Se uma jornalista do gabarito de Miriam Leitão, que está acima de picuinhas ideológicas, não tem ou não divulga essas informações, só posso concluir que estamos muito mal na fita. Nosso marketing está péssimo. Deixamos dizer por aí que estamos esculachando e sujando o mundo e não fazemos nada. Realmente estamos muito mal representados.

    5
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      Sr Carlos ,concordo muito com as coisas que o senhor escreve e sempre as leio,mas eu quero informar ao senhor e aos demais leitores que a pessoa que nos deu a alcunha de "chorões,caloteiros e destruidores da natureza " foi exatamente a jornalista Míriam Leitão e que as invasões de terra por falsos,indios,quilombolas inventados e sem o que fazer tem seu total apoio,ah,em tempo,sabe aqueles usineiros que sempre mamam nas tetas do erário,uma vez eles a contrataram e ela passou uma temporada a defendê los de unhas e dentes,abraços ao senhor e a todos paranaenses...Saudações mineiras,uai!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Lindo texto Sr. João Alves, vê-se que a sabedoriaé conquistada com a vivência... Bem dizem Tchó & Beppi...PODEMOS SER COLONO SIM ... BAÚCO NÃO !!!

      0
    • Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT

      Mirian Leitão é casada com Sergio Abranches, sociólogo metido a ambientalista... Na época da discussão do código florestal o casal só dizia asneiras e mentiras. Ela até pode ter algumas "tiradas econômicas" interessantes, mas como toda esquerdista, com relação ao agronegócio e meio ambiente é uma rematada ignorante, repetindo os mantras ambientalóides capitaneados pelo marido...

      0
    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      Sr. João Alves, independente da nossa opinião sobre a jornalista, a mensagem que eu quis passar é de que a nossa imagem perante a sociedade, principalmente nos grandes centros, vai de mal a pior. Para eles somos grileiros de terras, desmatadores, depredadores da natureza, caçadores de índios, usuários de mão de obra escrava, culpados pelo aquecimento global, enfim, somos o cocô do cavalo do bandido. Ambientalistas, indigenistas, esquerdistas esculhambam com a nossa reputação contando mentiras e meias verdades e nada é feito. É isso o que me incomoda.

      0
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Enquanto nossas Entidades Representativas forem alimentadas por nossas contribuições compulsórias, com certeza nada vai mudar. Entendi perfeitamente a colocação do Sr.Carlos M.Sekine.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos, suas intervenções nesse espaço, tem contribuído em muito no aumento do conhecimento, essa é minha percepção, quanto a sua indignação, compartilho e, faço uma colocação: A atividade rural está ligada a Ciências Biológicas. A Rede Globo há décadas tem um programa que vai ao ar com o nome de "Globo Rural" e ali são dadas consultas e receitas para resolver problemas de produtores e telespectadores. Outra atividade, também da área de Ciências Biológicas é a medicina, por um acaso o Sr. assistiu algum programa da Rede Globo, tipo GLOBO MEDICINA, onde fossem dados consultas ou receitas para que o telespectador resolvesse seu problema? Veja a IMPORTÂNCIA que a sociedade dá a classe produtora rural... No meu entendimento essa é uma forma sútil de diminuir a importância da atividade frente a sociedade...

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      MIRIAM LEITAO E" UMA LEITOA

      1