Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR 04/11/2016 14:32

    Com a recente falta de sementes de milho para implantação das lavouras de milho safrinha (as empresas revendedoras disseram que não tem sementes), o governo do Estado do Paraná poderia rever a proibição da soja safrinha, ampliando a época de plantio até 31 de janeiro, para os produtores que irão colher feijão, milho verão e soja precoce, sob pena do Estado ficar com terras ociosas por falta de opção.

    1
    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      Concordo com o Sr. Paulo. A soja precoce plantada em janeiro seria colhida ao final de abril e início de maio, mesma época em que se colhem as últimas áreas de soja de verão Brasil afora. A liberação do mês de janeiro ainda evitaria os plantios tardios em fevereiro e em alguns casos até no mês de março, estes sim problemáticos na questão fitossanitária, e ainda resolveria uma série de problemas. O primeiro deles seria evitar o abuso por parte das produtoras de semente de milho que estão cobrando até mais de 700 reais por um saco de semente. A segunda seria a possibilidade de produzir sementes de soja de alta qualidade na safrinha, coisa que no verão não é possível na nossa região. A terceira questão é que possibilitaria o plantio do milho de verão, já que muitos não plantam porque, com a proibição da soja safrinha, não tem opção de sucessão. A quarta seria o uso mais racional das estruturas de secagem e armazenamento porque com o plantio só de milho safrinha a capacidade de secagem e armazenamento das unidades armazenadoras não vai ser suficiente para atender a demanda. A quinta seria a possibilidade de fazer três safras por ano, resgatando a cultura do trigo que estava sendo abandonada na região e ultimamente estava voltando como opção de terceira safra, na seqüência da soja safrinha, se constituindo em um importante complemento de renda para produtores, cooperativas e revendas. A sexta seria o controle de invasoras problemáticas como a buva e o amargoso, difíceis e caras de combater na sucessão soja milho safrinha. Acho que todos os agricultores deveriam levantar essa bandeira

      0
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Fácil resolver esse problema e só fazer em 25%da are de rotação de cultura

      1
    • Rodrigo Antonio Noro Ipiranga do norte - MT

      aqui no mato grosso o impedimento de safrinha de soja afeta os sementeiros que morrem de medo se alguem fizer um saco de semente caseira.

      0