Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 14/11/2016 14:38

    Vou escrever resumidamente o que ocorre de fato no Brasil. O custo de produção aumentou muito, a produção diminuiu, pressionando os preços para cima, ou melhor, mantendo os preços em determinado nível, pois abaixo disso não é possivel a produção. Gênio né? Só eu sei disso!! O nível de preços estabelecido não é compativel com a renda dos consumidores, que ao contrário do que muitos pensam não vivem só de comer carne, entre outras coisas precisam pagar energia elétrica para ter, digamos, um pequeno depósito doméstico para consumo, o ideal seria uns dois freezers, mas cadê dinheiro não é? Sem atentar para isso, nossas lideranças apoiaram um governo que desvalorizou o câmbio, ia ser ótimo para as exportações diziam eles! Cadê as exportações ministros? A grande solução foi tornar o preço mais barato, eles dizem competitivo, para os estrangeiros, mas ó desgraça das desgraças, nem assim! Mas a maior desgraça amigos foi acabar com o mercado interno, que consome 80% do que os pecuaristas produzem. Acabaram não com o mercado, a bem da verdade acabaram com o consumidor, espancaram o produtor... para quê? Ou melhor, para quem? Na minha última viagem até o RS fui bem faceiro comprar uma banda de carneiro, certeza que tinha, chegando lá, ó desgraça das desgraças, o atendente me fala que o fornecedor havia parado com a produção por que não compensava! Não é qualquer um que consegue 3 bilhões no BNDES, não é amigos?

    0
    • domingos de souza medeiros Dourados - MS

      Recentemente assisti uma palestra do Prof. Claudio Haddad, da ESALQ, onde o meso pontuava que o aumento da populacao mundial ( 9 bilhoes ate 2050), havera necessidade de dobrar (!) nossa producao de carnes ate la, o qlue me levou a discordar desta projecao, pois os estudos de logo prazo a que tive acesso, mostra uma queda constante na renda dos produtos agropecuarios, nos ultimos 80 anos. E uma contrariedade da previsao, mas o professor argumenta que o alumento populacional vai garantir este aumento da demanda: QUEM ESTA COM A RAZAO?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Domingos, já sabemos que espremendo números é possivel derreter a terra em dois anos, estão aí as projeções dos ambientalistas. Mas fato é que a ciência diz que se conhecermos todas as variáveis envolvidas em determinado fenômeno podemos, ou poderíamos prever com exatidão qualquer coisa. Acontece que no mundo real as variáveis além da impossibilidade de conhecer todas, com uma dificuldade ainda maior de determinar valores, pois variáveis geralmente variam ao longo do tempo, é impossivel uma previsão dessas. Vamos à prática, o per capita, pois o resultado vai depender dessa variável o consumo per capita, dependendo de quantos quilos forem, o resultado com toda a certeza do mundo vai variar, mas aí entramos em outro detalhe dentro dessa projeção, qual a renda per capita necessária para o consumo utilizado no cálculo do pesquisador? Outra coisa que observei é a relação não sei se sua ou do professor? Mas qual a relação do aumento populacional com a demanda de carnes? Qual o nível de erro das projeções e estimativas de consumo e produção mundial? Sim pois aqui muitos especialistas dizem a toda hora que os dados do USDA, por exemplo, são falsificados?!! Ouvi outro dia de um cientista especialista em biotecnologia que dentro em breve teremos carne produzida em laboratório, ouvi também o Putin da Rússia dizendo que tem uma bomba eletromagnética que pode acabar com todo o sistema de comunicação do mundo e derreter toda a rede elétrica, e que explode a 400 metros de altura? É isso alguns dados são impossiveis de determinar e mais dificeis ainda de mensurar, e cisnes negros, segimdo Taleb acontecem toda hora.

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Domingos, infelizmente estou acompanhando o mercado pelo home broker e volta e meia tenho que dar uma olhada. Mas pesquise no google a Lei de Say, pois entendendo essa lei você descobrirá que o conceito de demanda agregada que é a demanda utilizada pelos econometristas para fazer projeções é essencialmente Keynesiana, basicamente Say afirma que a oferta é que faz a demanda, o que para mim é o correto. Se fosse possivel dobrar a produção de carne hoje, haveria consumo se todas as pessoas que já estão na terra e tivessem renda para comer e os custos compensassem aos produtores. Say diz muito acertadamente, a priori e axiomaticamente que primeiro é preciso produzir, só para produtos produzidos há demanda, o que não é produzido não é demandado.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr Domingos, na economia existe um conceito para o consumo de determinado bem chamado "elasticidade-renda", são diversas variáveis analisadas e tem dado respostas satisfatórias nos exercícios estatísticos de previsões de mercado.

      0