Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 19/11/2016 08:59
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Esse teste e fácil de fazer.deixa uma pequena área sem pulverizar e a lagarta comer as folhas.a planta perde fotosintese e vai ver a perda de produtividade.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Domênico, no artigo consta: ... segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Cientistas, após removerem um terço das folhas da planta... Veja, um terço corresponde a 33% da área foliar... Uma vez, ouvi do Dr. Flávio Moscardi, aquele cientista que descobriu e produziu o Baculovirus para controlar a lagarta do soja, que a planta de soja no seu ciclo vegetativo, antes da floração, pode perder até 30% de sua área foliar sem comprometer a produtividade... palavras do maior entendido em controle de lagarta de soja, pesquisador Doutor da Embrapa soja de Londrina- PR.
-
Fabio Ribamar Zaparolli
Ourinhos - SP
Sr. Paulo Rensi desculpe-me a ignorân
-
Fabio Ribamar Zaparolli
Ourinhos - SP
Sr. Paulo Rensi desculpe-me a ignorância, mas se precisamos de mais sol e água, qual a possibilidade de aumentarmos a produção reduzindo a população de plantas?
-
Fabio Ribamar Zaparolli
Ourinhos - SP
corrigindo menos água.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
O soja é uma planta que ocupa o espaço vazio entre uma planta e outra na linha ou entre linhas. É diferente do milho, se você observar uma falha no plantio, aquela planta de milho, vizinha a falha, não vai ocupar aquele espaço, como a produção de mais folhas . Há explicações mais técnicas e, "mais complicadas", mas resumindo são plantas com hábitos de crescimento diferentes, no caso do soja, há vários procedimentos a serem adotados, inclusive aplicação do controle do parasita quando o nível do dano é maior do que o valor do controle. Qual é o principio? Aquela "velha" medida de "batida de pano" !!! ... Hoje compra-se sementes a peso de ouro que trazem uma tecnologia embarcada, a toxina "Bt"... O que é isso? É a toxina produzida pelas bactérias Bacilus thuringiensis. Enfim, já que dominam tão bem a tecnologia, porque não "criam" um cultivar que produza 100 sacos de soja/ha ???
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Fabio, volto ao tema e, como todo processo biológico é extremamente complexo, no caso da cultura do soja, não podemos reduzi-la a uma definição, tipo: redução de área foliar. Esse seria somente um dos "muitos" fatores que influenciam o bom desenvolvimento da cultura.... Veja como nossa mentalidade é reducionista, citei acima a complexidade do processo biológico, estamos reduzindo ao fator produção somente a planta, mas essa planta convive num ambiente onde clima, solo e, o seu potencial genético vão influenciar. ... Com relação ao solo, bem aí já é outro mundo de seres vivos que vão influenciar na disponibilidade dos minerais, água e, no caso especifico das leguminosas a fixação simbiótica do nitrogênio. ... Quanto ao clima, bem esse em regras gerais, sofre a influencia das latitudes e altitudes. Lógico que existem exceções, mas não cabe aqui discuti-las. ... Segundo especialistas, o solo deve ser visto como um "colchão", que deve amortecer as mudanças bruscas do clima, tipo veranicos, excesso de chuvas e outras ocorrências que têm causados constantes estragos no setor produtivo. ... Você deve ter participado de muitas conversas com proprietários em que eles tomavam uma decisão de plantar uma lavoura de café, só como exemplo. Depois de 90 dias a área já estava sendo plantada com a cultura, sem antes fazer um correto estudo de alocação de carreadores, curvas de nível, correção do solo, enfim medidas para que aquele "colchão" esteja pronto para receber uma lavoura que vai "viver" ali por mais de uma década. Mas a mentalidade do produtor é que a tecnologia do cultivar dispense todas essas "infraestruturas do colchão"... Eh! Assim caminha a humanidade !!!
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Mauro Zafalon da Folha de São Paulo, cita nesta data que: "Folha demais: A soja tem mais folha do que precisa, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Cientistas, após removerem um terço das folhas da planta, constaram um rendimento 8% superior.
Mais sol: A remoção das folhas permite uma entrada maior de sol na planta e uma necessidade menor de água, segundo Praveen Kumar, professor da Universidade de Illinois".
Não sei se o material genético dos cultivares dos EUA são muito diferentes dos cultivados aqui, mas é mais uma coisa a considerar, pois o número de pulverizações giram em torno de 5, em média, por ciclo da cultura aqui no Brasil. Não seria o caso de diminuir o número de aplicações na fase vegetativa, período onde a planta pode sofrer uma desfolha maior sem comprometer a produção.
Hei! Não estou mandando ninguém fazer nada, por favor, os míseros trocados dos quais sou possuidor, nem de longe, faz frente a uma ação de perdas e danos de algum produtor. Acho que a pesquisa deveria fazer experimentos focados nessa direção. Sei que muitos não gostam de ver sua lavoura ser atacada, mas se a desfolha aumentar sua produtividade e, o seu custo possa ser reduzido em virtude de menos "entrada" na lavoura. É de se fazer as contas !!!