Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 07/02/2017 21:30
-
Virgilio Andrade Moreira
La Paloma
É assim mesmo. Tem gente que passa roçadoras em cima de soja muito exuberante na fase vegetativa e colhe bem mais. Ou até 30 cc de 2.4-D também na fase vegetativa e com o solo bem molhado. Rss. (* Outras alternativas )
-
EDMILSON JOSE ZABOTT
PALOTINA - PR
A questão dá semente , quanto mais por metro Melhor ( para quem vende semente ) não se discute este assunto sobre a redutor de semente p metro em dias de campo ou em palestras técnicas , isto não interessa ao Vendedor . Quanto a qualidade de Germinação e Vigor também não se discute , o que se demonstra em Pré Plantio é somente a Produção , todas são super produtoras , mas na realidade não é bem assim. Talvez uma maior troca de informações entre produtores poderia ajudar muito na escolha dá variedade , quantidade etc...
-
Claudiney Demarco
Mamborê - PR
Entao aqui em cerejeiras ro solta 10 semente e suicidio de 5 a 6 eo ideal oq falta ai pra vcs ai e clima alias pra nos pq tb tenho terras ai na regiao
-
nelson massayuki kojima
Ibiporã - PR
Eu já faz uns 3 anos que planto com espaçamento de 56 cm com 11 sementes
-
adegildo moreira lima
presidente medici - SC
Claudiney demarco, ja comecou a colheita em tua regiao? Como esta a produtividade?
-
Fernando Engler
Palotina - PR
Por favor, Rondônia chove quase todo dia com um calor escaldante, óbvio que a soja precisa de pouca semente por metro linear... Dá prá vender as folhas nos supermercados como se fossem salada!!! A questão levantada pelo Sr. Carlos é totalmente relevante e me questiono porque até agora a ADAPAR não obriga as sementes comercializadas no Paraná a terem no mínimo 80% de vigor... Sim, ao invés disso ficam colocando vazio sanitário em um Estado (PR) que tem seis meses do ano com temperaturas que não condizem com o desenvolvimento da ferrugem... ISSO É UM VAZIO SANITÁRIO NATURAL... Só algum profissional extremamente incompetente ou com "segundas intenções" se colocaria em situação de defender o vazio sanitário no Paraná... Pois é, assim conseguiram acabar com a safrinha de soja que concorria com a semente "legal", que dificilmente chega em 60% de vigor, enquanto a da safrinha era concorrida no Estado pois tinha uns 80/90% de vigor e rende no mínimo uns 1.000 Kg/ha a mais... E temos mais uma situação que complica a semente "legal": cada vez plantamos mais cedo e cada vez colhemos mais, só que as variedades que saem bem plantadas no início de setembro não servem sequer para o final de setembro... E no ano que as chuvas não ocorrerem para permitir o plantio do início de setembro??? As empresas receberão de volta as sementes das variedades que não servem mais para o plantio e entregarão outras variedades que se adaptam ao plantio mais tardio??? Com a semente salva eu coloco quantos bags precisar de cada semente no barracão e planto a mais indicada conforme a época que iniciarem as chuvas, as demais vendo como soja comum... E aí ADAPAR??? Vão continuar contra os produtores do Paraná até quando???
-
Virgilio Andrade Moreira
La Paloma
Pessoal, com todo respeito, isso parece conversa de quem nunca plantou soja. O produtor sabe que menos plantas pode produzir mais. Muitos de nós tiveram as melhores safras em áreas que tiveram granizo na fase vegetativa. Mas tem um ditado que diz " quem tem dois tem um, quem tem tres tem dois". Plantar com 15 sementes por metro e ter um granizo e ficar com 10 é excelente. Agora, plantar com 10 sementes e levar um granizo, ou morte de plantas, lagarta elasmo, spodoptera, e ficar com 5 plantas, daí perdeu o ano. E como confiar nesta porcaria de semente que estão nos vendendo? Cobram os olhos da cara e entregam uma porcaria. Quem está numa região que não tem granizo ou possibilidade de seca , pode arriscar mais . Eu prefiro dormir sossegado.