Fala Produtor - Mensagem
-
BARTOLOMEU ROGERIO RODRIGUES NETO Jataí - GO 05/04/2017 08:49
-
Roberto Cadore
Cruz Alta - RS
Sr. Bartolomeu, concordo em parte com o que diz, agora, dizer que "se vai chover ou não ...isso não importa" aí eu sou obrigado a discordar, pois como vamos cumprir Contrato de Entrega Futura se não temos o produto físico para entregar...Não sei na sua região, mas aqui no RS em anos de seca, as produtividades são muito baixas e em alguns anos passados, chegou a haver perda total das lavouras em alguns locais. E mais, volto a dizer, na maioria dos anos, o preço de venda de soja nos Contratos de Entrega Futura, foi inferior ao preço do dia. Cada ano é um ano, nessa safra quem fixou no cedo, se deu bem, na safra passada, quem fez isso perdeu. Por isso, essa estratégia de vender para cobrir os "custos" apenas garante o preço de uma parte da produção, mas não significa que sempre será vantajoso economicamente.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
A maioria enxerga a relação comercial como um "ganha/perde" e vice-versa.
Como vamos mudar o entendimento?
Você só vende alguma coisa a partir do momento em que ela foi produzida.
No mundo financeiro você "contrata" um dever ou direito futuro de realizar uma operação comercial com valores pré-acordados.
Qual o valor que devemos dar para cada fase do processo de produção e comercialização dos bens que produzimos?
Alguns têm opinião de que a fase da produção é mais importante e, que as fases seguintes o "Estado" deve atuar protegendo-o de possíveis adversidades, ou seja, entra aí o "ganha/perde". O que fazer?
A "MUDANÇA" de mentalidade é urgente !!!
-
Roberto Cadore
Cruz Alta - RS
Já pararam pra pensar que todos os anos esse discurso é o mesmo..., por que quando o produtor adquire os insumos para safra já não trava seus custos ? ou seja, custo de produção "X" e preço do produto "X"..., ele já tem essa conta feita, dai é só preocupar em produzir..., acredito que isso evitaria transtornos nessas incógnitas que o mercado pode oferecer..., feito isso dai é só especular e esperar o melhor momento para travar os restante da produção..., mas produtores tem medo do que pode acontecer com clima, vai chover ou não..., isso não importa, os custos para produzir já estão feito, ou seja, chovendo ou não chovendo, ele já tem essa obrigação a cumprir..., estou dizendo isso porque todos os anos eu ouço esse discurso de alguns produtores.