Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 27/06/2017 22:21

    Estou remoendo na minha cabeça uma ideia da qual porem não tenho certeza... Me parece que a safra de milho deste ano foi 23% superior ao ano passado, entretanto por causa disso o preço despencou 100% ou seja caiu pela metade ----Entao o problema teria uma solução fácil----Se todo mundo segurasse 23% da produção sem vende-la o preço teria que voltar ao patamar do ano passado e o produtor ganharia mais dinheiro---- Mais ou menos como fazia Getúlio Vargas que confiscava cafe' para queima-lo....---- A ideia e' um pouco infantil, porque seria difícil implementa-la.... Mas se existisse um sindicato forte como na França acho que poderia ser viável---

    6
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Acho que esta conta não bate, Sr. Meloni... Veja só, ano passado o Brasil tinha exportado 30 milhões de toneladas de milho, mas as empresas renegociaram os contratos e tudo foi destinado ao mercado interno... Foi isso que derrubou os preços... Desta forma, 50% da produção deste ano é suficiente para suprir as necessidades internas... Se os produtores não venderem metade desta safra o mercado estará abastecido, os preços se manterão... E não vamos esquecer que vender metade da produção pela metade do preço rende apenas 25% da receita do ano passado, considerando produtividades iguais... Acredito que a solução para o problema está na escolha daqueles que precisam vender parte da safra, estes devem optar por vender o produto em empresas que estarão exportando o milho, jamais para empresas que consomem internamente o produto... Assim eles diminuem o estoque interno e forçam o mercado nacional a pagar mais pelo produto...

      1
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      A redução de área me parece uma saída mais plausível, o que aliás já está ocorrendo para a safra verão. Um consultor de uma revenda que me atende, responsável por uma área de 12.000ha, disse que ano passado esta área tinha 14% de milho verão, para este ano somente 2,5%.- Somente através da redução de plantio, verão e safrinha, é que voltaremos equilibrar este mercado. E, sinceramente, espero que o pessoal do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, ...etc, estejam atentos para isso.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Fernando e Geraldo, chutei 23% pelo aumento da safra de grãos como um todo, mas depois revendo os detalhes, vi que a CONAB estima um aumento da safra de milho 16/17 em 37,5%----2/3 concentrado na safrinha---O Brasil e' muito grande, evidenciando diferenças substanciais de pluviosidade e distancias de consumo----As fabricas de raçoes estão praticamente distribuidas na região Sul, concentradas em SP e mais ralas no MT---As fabricas de MT por exemplo devem oferecer preços tendo em conta a despesa de frete e ai encontramos de 14 a 16/s----Pergunto a vocês que são mais entendidos, sera' que tem companhias exportadora em MT ??---O grande gargalo e' que não existem muitas alternativas para a safrinha---A receita bruta do trigo e' pior que o milho a 15/s----Mesmo diante desse quadro de safra acredito que o preço do milho vai melhorar porque o Liones avisou que na China o preço do milho esta' estourando.

      2
    • Alcindo Pastore Palotina - PR

      Talvez seja a hora de atacar com medidas conjuntas, plantar um pouco menos, vender mais para exportação no curto prazo. cobrar preço minimo onde está abaixo dele. Concentrar o investimento das areas não plantadas na melhoria do solo para que no futuro possamos diminuir custo tecnológico, que é o que nos torna refém do sistema.trocando em miudos, se o preço não é de venda, então é de compra, certo! então pega o financiamento e compra seu próprio milho. Se por acaso der algum pipoco lá fora, estamos no comprado e não no vendido. Aliás nunca vi ninguém perder dinheiro comprando algo barato! O mercado especulador vive de ciclos.

      0