Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 14/08/2017 01:57

    A filosofia do produtor é muito bonita, se assemelha a uma utopia "produzir mais afim que todos tenham acesso a comida"... Hoje com as tecnologias, conseguimos ter boas produções mesmo com veranicos, dominamos o clima (irrigação), temos variedades adaptadas pra cada região, corrigimos solos, enfim, da porteira pra dentro, a maior parte dos produtores são altamente eficientes em suas profissões, Porém da porteira pra fora, a maior parte de nós são amadores, muitos não tem o seu custo de produção, seja ela por hectare ou unidade animal. Reclamamos de rentabilidade colocando a culpa no mercado ou no governo (governo este que parecem que fazem tudo pra nos atrapalhar). Sinceramente, quem é o mais culpado pela nossa situação, o mercado, o governo ou nós produtores? A mídia na mesma hora que nos critica nos incentiva a produzir cada vez mais, somos ao mesmo tempo degradadores do meio ambiente e salvadores da pátria. Somos inocentes em pensar que se dobrarmos nossa produções (sc/há ou @/há) iremos dobrar a nossa lucratividade, cada microrregião se comporta de uma maneira, o que um parceiro nosso faz no sul não terá o mesmo resultado fazendo no centro-oeste do brasil. Investimentos a longo prazo via BNDES (infraestrutura, maquinários, boiadas, etc), nem sempre são sustentáveis. Estamos nos tornando ESCRAVOS do sistema, porém podem ter certeza, não estamos sozinhos nessa empreitada..., outros países estão fazendo o mesmo com os seus produtores. Temos que despertar, deixar um pouco o otimismo de lado e parar de cavar a nossa própria cova. Apesar de estarmos nadando contra a correnteza, temos que nos unir e deixar de pensar que a solução de nossos problemas vai acontecer no próximo ano, e ano que vem vai ser bem melhor. Vamos traçar estratégias visando pra daqui dois ou cinco anos, a nossa profissão é a base de muito suor e sacrifício, Todos em geral dependem 365 dias por ano de nós produtores, sem comida não há vida. Não podemos deixar que outros setores ditem as regras por nós, nos iludindo com uma boa conversa ou com um bom incentivo. Anualmente somos enganados e o pior, lá no fundo temos consciência disso...... . . O que você vai fazer pra mudar esta triste realidade?

    0
    • Martin Simeon Wanser Maracaju - MS

      É muito relativo a questão de produzir mais e cada vez mais... Produzimos para o mundo e as questões climáticas estão diretamente ligadas à produção. As tecnologias usadas para melhorar a produtividade são necessárias, mas, com clima adverso, elas não garantem altas produtividades. Quem está na cadeia produtiva não tem como parar. Só se sair da atividade... Agora é hora de tirar o pé, pois vamos passar, com certeza, por sérias dificuldades. Devido à inadimplência o crédito será restrito. Os investimentos vão diminuir, vai diminuir uso de novas tecnologias, e, por consequência, vai diminuir a produção. Como resultado, haverá equilíbrio na oferta e demanda. Por outro lado, se analisarmos a oferta mundial de grãos, pode-se perceber que ela aumentou, mas o consumo também tem aumentado.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Srs Elcio e Martin, infelizmente o ambiente do agricultor brasileiro e' extremamente instável... Depende do mercado, em oferta e consumo, depende do clima, depende do cambio, depende da politica administrativa... São tantas as variáveis que, enquanto um fica de olho na bolsa de Chicago, esquece a cotação do cambio... O BRASIL SOFRE DA DOENÇA HOLANDESA... Com certeza muitos colegas agricultores não sabem nem o que é... A DOENÇA HOLANDESA e' uma consequência da forte exportação de commodities de uma nação, PROVOCANDO UMA INUNDAÇÃO DE DÓLARES, com enfraquecimento de sua economia. O Japao também enfrenta o mesmo problema, com a forte exportação de manufaturados... Quando uma nação ganha muitos dólares, sempre pela lei da oferta/procura, os dólares em grandes quantidades perdem de valor, e a moeda do pais acaba se valorizando, e logo, tudo fica mais caro... Entao quando o Real fica num patamar muito elevado, o produtor recebe poucos reais pelos seus produtos e paga uma fortuna pelos insumos importados. Essas duas coisas reduzem a lucratividade do produtor.... Vamos agora olhar para a produção dentro do nosso pais: Na região que eu fico, tem pluviosidade media de 1.650 mm de chuva anual, muitos produtores atingem facilmente 200/sacas de soja por alqueire e ficam a uma distancia muito curta das companhias esmagadoras ou dos portos marítimos... Entao eu observo duas situações contraditórias: Enquanto muitos produtores se queixam da falta de rentabilidade na região sul de são Paulo vejo produtores correrem como doidos atrás de pastagem para converte-la em lavoura.

      2