Fala Produtor - Mensagem
-
Ademir Braz Martins Campo mourão - PR 15/12/2017 16:10
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Tá tudo dominado, Ademir. Pesquisa, revendas, cooperativas, sementeiras, donos da genética, etc.. todos falando a mesma ladainha para tirar mais dinheiro do bolso do agricultor. Nos proíbem de fazer semente de soja através deste vazio sanitário criminoso. Nos entregam uma porcaria de mercadoria, comprometendo nossa rentabilidade. O que eles querem é sugar nossa última gota de sangue. Transformar nossos herdeiros em empregados, integrados. Tenho asco desta cambada. Mas por outro lado estão levando um tombo sem tamanho na venda de sementes de milho. Os preços abusivos criaram uma oportunidade para alguns, que produzem semente de milho híbrido caseira. O valor é de 5 a 7 reais por kilo e produz 10 sacas por hectare a menos do que o comprado na cooperativa. Conheço um corretor que sozinho vendeu 50 mil kilos numa semana. E não tem como proibir. Para todos os efeitos eu estou comprando milho grão. Mesmo que venham na minha propriedade fiscalizar, não existe patente sobre segunda geração de milho híbrido. Isso é o que acontece quando nos encurralam. Não temos outra saída. Ou tratamos dos filhos da diretoria das empresas ou os nossos. O mesmo acontece com inseticidas para lagartas e percevejos. 80% vem do Paraguay. A realidade é essa. Tem mais vendedor de veneno ilegal do que buteco que vende pinga na vila. Também, uma aplicação de produto nacional custa 120 pilas por alqueire pra matar metade dos percevejos. Dizem que o inseticida chirú custa 43 reais por alqueire e mata 110%. É errado, mas como disse acima, cada um tem que dar de comer pros filhos.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
E tem outra coisa nojenta acontecendo. As empresas criam grupos de whatsapp com os clientes agricultores. Como só pensam em vender, ficam postando fotos fajutas de lagartas comendo soja intacta, comendo vagens, fotos de folhas tomadas por ferrugem, com clara intenção de disseminar o pânico. Tenham vergonha na cara, peo amor de Deus.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Carlos, aprovamos e apoiamos as suas explicações... Parabéns
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Acho que esta história de vazio sanitário é só do interesse de sementeiras e de quem quer mais impostos para o cofre do governo . O milho safrinha tbm tem doenças tem ferrugem, e ninguém fala nada... por que será???. Porque todos ganham com semente, fertilizantes químicos, inseticidas, fungicidas, etc., e o agricultor toma prejuízo... aí é liberado . Levantem esta questão aí, Notícias Agrícolas...