Fala Produtor - Mensagem

  • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR 04/02/2018 11:30

    Conversei essa semana com um grande produtor aqui de Mamborê (PR) que me disse o seguinte : Vendas de insumos este ano somente 20% em relação ao SAFRINHA do ano passado... como os plantéis de frango e porco comem sem parar, aqui na rodovia que corta nossa região os caminhões frigorificos vindos do oeste do paraná são maioria na rodovia, assim não consigo entender por qual motivo esse milho empacou a R$ 23,00 brutoWWW, com um detalhe: aqui em nossa região já esta atrasado o plantio em 10 a 15 dias.

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    • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

      Caro Adalberto! O preço do milho "empaca" porque nós mesmos, os produtores, continuamos a comercializar por este preço! Divido contigo esta indignação porque sabemos os custos da nossa produção e as consequencias de trabalharmos com prejuizo!

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    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Adalberto, olhando um pouco para cima, no estado do Mato Grosso, verás o por que o preço em sua região esta assim. A mesma pergunta sua fazem alguns produtores da região do oeste da Bahia que não entendem o porquê de o milho lá não engata o preço, mesmo havendo uma grande demanda no Nordeste. Detalhe, é que muitas vezes esse milho do Mato Grosso vem com alta carga de subsídios governamentais. Não por acaso governo esta sempre equalizando preços no Mato Grosso seja por meio de PEP ou Pepro.

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    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Não sou contra a entrada de milho do estado do Mato Grosso em outros estados, só acho que tem de ser pela concorrência do mercado e não com altas doses de subsidio governamental. Apenas em casos específicos deveria o governo atuar nessa subvenção, como no caso de secas severas no Nordeste. No mais, deixe o mercado se balizar.

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    • Gilberto Rossetto Lucas do Rio Verde - MT

      Tiago, o Governo não precisaria intervir no milho do Mato Grosso, caso fizesse só o básico: colocar a disposição dos produtores de MT condições adequadas de transporte (rodovias em bom estado, ferrovia, hidrovia). Problema é que por falta dessa logistica adequada o frete para transportar um saco para o mercado consumidor (ou para exportar), CUSTA DOIS sacos. O Governo até que quer fazer as rodovias, ferrovias, hidrovias, mas esbarra nas ONGs,nas licenças ambientais, no Ministério Público Federal, nos índios e ai vai. Resultado: gasta a cada ano uma rodovia e não resolve problema.

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    • carlo meloni sao paulo - SP

      Esse exemplo caiu do ceu.... O INCRA tem tabelas de utilizaçao da area da propriedade agricola, ou seja quanto menos utilizada a propriedade mais forte e' a argumentaçao para expropriaçao... Ao mesmo tempo o INCRA combate o grau de utilizaçao da propriedade (exatamente o contrario da anterior), fiscalizando quaisquer cortes de vegetaçao mesmo fora da Area de Preservaçao Permante e fora da reserva legal -- criando leis adicionais para a Mata Atlantica e para o Cerrado... Neste cipoal de ideias, onde uma contradiz a outra, qualquer produtor rural pode ter sua propriedade confiscada pelas artimanhas dos funcionarios do INCRA.

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    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      O povo vai chiar, mas sem ajuda do governo não seria possível produzir milho no MT. Sem subsídio não fecha a conta. O estado está no meio do continente e tudo é transportado por asfalto. É interesse do governo que se tenha milho barato e abundante, para segurar a inflação. Todos pagamos por isso. Carregamos mais isso nas costas.

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