Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 03/03/2018 19:36

    Dinheiro e' dinheiro, nao e' filosofia------Se o frete maritimo entre China e America e' mais barato que o nosso, os americanos vao continuar gozando de preferencia -- apesar do TRUMP.

    1
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Caro Sr. Carlo Meloni, para compor a importação de 96 mi t do ano passado, a China comprou 79,64% da soja exportada pelo Brasil, 87% da Argentina e 36% de soja americana. Dos fretes marítimos para a China, do golfo do México, da costa leste e dos grandes lagos, que embarca 90% da soja exportada pelos americanos é us$ 11,00 p/t mais caro que o frete desde o Brasil e da Argentina. Apenas os fretes dos portos da costa oeste americana são us$ 12,00 p/t mais baratos que os fretes da América do Sul, mas são portos com reduzida capacidade de escoamento cobrindo apenas 10% da soja exportada pelos americanos. Este ano para compor a importação de soja pela China, o Brasil terá que exportar no mínimo 75,0 mi t. Então a destinação dessa safra brasileira aponta para 75,0 exportação, 45,0 mi t de industrialização e mais 3,2 mi t para sementes. De acordo com a CONAB nosso estoque inicial foi de 1,921 mi t. Lembrando que a partir deste mês começa o B10 na mistura de óleo de soja (87%) no biodiesel. A China também é o maior importador de óleo de soja do Brasil e da Argentina. Ocorre que a quebra de safra de soja da Argentina e redução das exportações de óleo de soja pelo Brasil, levará a China a aumentar suas importações de soja em grão. Ademais a China já começou a suprir o Vietnã e outros países do sudeste asiático que estão curtos no suprimento de farelo de soja que a Argentina está deixando de embarcar.

      Já existe um grande concentração de nossas exportações com destino China, querer aumentar esse percentual não me parece algo razoável. Abraços.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      LIONES, seus comentarios SEMPRE sao uma aula... So' nos resta agradecer..

      1
    • Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR

      Sou produtor no Paraguay, e vejo a Argentina pagando bons prêmios para levarem nossa soja - que não é muita - já que processamos 60% da produção de um total 9 mi/ton...

      0