Fala Produtor - Mensagem

  • Mauricio Michalowski Ponta Grossa - PR 15/05/2018 15:09

    Então quem teve descontado o Funrural vai levar uma banana???

    À choradeira dos agricultores (que estavam com liminar) foi dada orientação para que depositassem em juízo ou colocassem em conta separado (porque não tinha nada de concreto). Mesmo assim, insistem... Fatos assim só dão margem para que os agricultores sejam vistos pela população como CALOTEIROS, DESMATADORES E POLUIDORES...

    Pois bem, se houver o perdão aos não pagadores, os que pagaram serão RESTITUÍDOS???!!! .

    42
    • R M Lances Chapadão do Céu - GO

      Não entrei nessa tal de liminar, pois envolvia papelada e burocracia, mas não desmereço quem fez, pois tomou iniciativa e fez o que o STF tinha declarado válido!! Não adianta nada eu querer que o colega Produtor "repague" sua Funrural, pois esse Funrural não deve ter sido cobrado de Ninguém que também paga FGTS na Folha para os funcionários!! Temos que nos unir para eliminar de vez essa miséria de dinheiro sumido que se chama de Funrural - não fala contra o colega, mas sim lutar para receber de volta quem pagou!!

      3
    • R M Lances Chapadão do Céu - GO

      Quem contou com uma liminar merece não ser cobrado pois o STF declarou válido. Quem não fez, não fez por algum motivo, e deixou o Governo pegar o que não lhe pertence... Em vez de lutar contra nós mesmos, vamos lutar para acabar de vez Funrural e restituição para quem pagou!?

      7
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Em partes isso já ocorreu com código florestal. Quem averbou reserva legal, e fez tudo direitinho dançou, não foi prevista uma compensação sequer. Minha familia (pequena propriedade) esta lá com 20% averbado e preservado, sem poder desmatar, enquanto outros que limparam a área estão sorrindo para as paredes.

      Brasil é isso meu caro, levar com a barriga e dar uma banana para o estado e de certa forma para sociedade é mais interessante.

      15
    • JACQUELINE GUADAGNIN PRIMAVERA DO LESTE - MT

      Mauricio, tu ta fora da casinha; se pagastes uma oneração que é indevida e não lutastes pelo direito de derrubar o FUNRURAL junto ao teu sindicato e aos demais agricultores, é porque tu merecer a "banana". Francamente rapaz, te atina no despautério que é tua colocação. Tu deixou de lutar e agora ainda vem querer julgar os que lutaram. Seja forte, seja valente, seja agricultor, lute pelo que é justo! E outra, não somos não pagadores, somos pagadores conscientes do que é justo!

      9
    • Lucinéia Maria Angelo Rondonópolis - MT

      Dona Jacqueline, a senhora não sabe o que está falando ... se estávamos pagando é porque era lei, minha cara... só besta ia pagar algo por brincadeira..., portanto, mais respeito com os pequenos agricultores que nem foram informados dessa liminar, sendo que ficamos sabendo 1 mês depois e nos disseram que não podiamos mais entrar junto com os demais... me poupe, porque seu dinheiro não é melhor que o dos outros e se pagamos temos que ser ressarcidos sim ... lutadores todos somos, mas sempre tem alguns mais privilegiados do que outros... isto é fato... e quando falamos que pagamos não quer dizer que foi um ato de covardia, mas sim de menos oportunidade... portanto, queremos justiça!

      4
    • JOAO BATISTA ALVES FILHO Rio Verde - GO

      Liminar não é decisão final... e a decisão final foi diferente e não totalmente favorável aos produtores..., mas aqui é Brasil, por um lado se paga algo que não deveria ser pago, por outro a decisão não precisa ser respeitada pois não foi favorável??!!!... esperto foi quem não pagou e não depositou em juizo, investiu o dinheiro e agora "não tem dinheiro para pagar o passivo"... o dinheiro que minha familia depositou em juizo está lá na conta ainda em juizo até essa porcaria ser decidida..., eu é que fui burro de não ter gasto, não é? O que eu estou vendo foi quem não depositou em juizo nem separou o dinheiro até a decisão final, ai quando a decisão saiu, decisão em última instância inclusive, reclama que não tem dinheiro para pagar o passivo, dinheiro que tinha que estar depositado em juizo (??!!).., ué, que liminar vocês conseguiram que era para não pagar FUNRURAL, mas a decisão final não cobraria esse passivo? Lutar pelos direitos...vai contar uma outra história....

      5
    • Mauricio Michalowski Ponta Grossa - PR

      JACQUELINE, entrei com ação em 2010 para ter a restituição dos últimos 10 anos de recolhimento, na época foi orientado que aquele produtor que tivesse liminar deveria fazer depósito em juízo ou depositar o recolhimento em conta separada.

      O que aconteceu é que estes que estão esperneando agora não fizeram nem um e nem outro, agora ficam de CHORORÔ...

      REAFIRMO que se houver anistia do funrural para quem não recolheu, deve ter RESTITUIÇÃO para aqueles que recolheram!!!!!

      7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Tiago, desta vez estou contigo, os honestos foram prejudicados... Quando falaram isso pra Dilma, sabe o que ela respondeu? Que quem tivesse excesso de mata poderia gerar Cotas de Reserva Ambiental ( CRA) e vende-las ao pessoal que desmatou alem do permitido... Quer dizer, a pessoa honesta sera' feita de trouxa em dobro... Em consonancia com os intelingentissimos lideres esquerdistas brasileiros - que declararam em alto bom som serem as matas una propriedade da humanidade - , os espertinhos do exterior nao perderam tempo em tomar conta da parte que lhes cabe.

      4
    • JACQUELINE GUADAGNIN PRIMAVERA DO LESTE - MT

      Mauricio: caso fizestes o recolhimento, deveras tomar alguma medida para ter sua restituição, porem acredito que seja melhor escolher outro orientador jurídico, já que dá a entender, que da forma atual não ficou satisfeito. Lucenéia, não esta escrito que sou pequena, media ou grande agricultora, então, não qualifique o agricultor pelo seu porte econômico; se a senhora não ficou sabendo sobre a liminar provavelmente foi porque não frequentou as reuniões de seu sindicato ou porque o sindicato ao qual é filiada é muito ruim. Como agricultora de pequeno porte, que relata ser, bem deves saber da importância de estar ativa e participante de sindicato e/ou associações que representem a categoria de forma eficaz e eficiente. Digo que oportunidade de entrar com liminar não faltou a ninguém, o que as pessoas escolheram foram caminhos e riscos diferentes. A questão aqui, não é lutar para recolher algo indevido, mas reconhecer a força que uma classe tem de aparar as arestas indevidas, de um Estado, que há décadas, tem uma grande ingerência, e uma fome de dinheiro a qualquer custo. Sabes qual é outro ralo, para os produtores rurais do MT, FETHAB, é um tributo pesadíssimo, que deve ser revisto e redirecionado a sua origem de destino com urgência. É disso que falo, não adiante apenas se proteger. As pessoas estão muito, eu, eu, eu. Quando um grupo luta, dá a cara a tapa e obtêm exito, é porque foram privilegiados. Porem se tiveram derrota, os não participantes gritam "ainda bem que não entrei nessa".

      3
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Prezado Carlo,

      Não sou contra quem de certa forma esta sendo beneficiado por suas áreas de cultivo consolidadas, acho que foi uma solução sensata. O que me deixou indignado foi mesmo não haver compensação para quem preservou de acordo com a legislação. Inicialmente, na discussão do novo código haveria possibilidade de ao menos os agricultores familiares que tinham área de reserva legal usarem ela como cota de reserva e negociar no mercado, era uma forma de compensação, chegaram a discutir também isenção de impostos, etc. No entanto, no fritar dos ovos esses aspectos ficaram de fora, cometendo-se uma injustiça tamanha com quem cumpriu a legislação.

      Infelizmente o próprio poder público deixa claro que opor ao que esta legalmente estabelecido é mais interessante do que se adequar as normas.

      0
    • R M Lances Chapadão do Céu - GO

      Vale ressaltar um fato aos que "culpam" os agricultores que "aproveitaram" da liminar: hoje temos um imposto de Funrural de 1,5%, (ainda injusto) que antes da derrubada do Liminar era 2,1%. Isto representa uma redução de 0,6% para TODOS os produtores - GRACAS aos Agricultores que aproveitaram do Liminar e entraram em briga contra a derrubada do Liminar e o retorno ao Funrural de 2,1%. Maurício aproveita, Lucineia aproveita....todos aproveitam! Ou sera que aqueles que ficaram agachados olhando a briga, devem ainda continuar pagando o Funrural a 2,1%??

      3