Preços da soja avançam com falta de chuvas no Brasil e na Argentina
O temor em relação ao clima seco nos em importantes países produtores como o Brasil e a Argentina é o que tem sustentando as cotações nos últimos dois dias. Qualquer redução na oferta da safra da América do Sul poderia ser um sinal de maior demanda para o produto norte-americano e também uma redução nos estoques mundiais, fatos que impulsionam o mercado.
"O mercado lá fora começa a olhar, timidamente, para a América do Sul porque ele tem a memória do ano passado. Em 2010, nesta mesma época, nós tivemos chuvas abaixo do normal no Rio Grande do Sul e na Argentina, mas no final das contas, essa região colheu uma safra recorde. Então, o mercado está muito ressabiado, pois não está muito disposto a apostar todas as fichas ao mesmo tempo", explica o analista de mercado Flávio França, da agência Safras & Mercado.
Porém, o mercado deverá sentir um impacto mais efetivo nos primeiros meses de 2012, uma vez que, nas próximas semanas de dezembro e janeiro, o clima é tradicionalmente mais seco.
O dia positivo no mercado financeiro também está trazendo um novo fôlego para que o mercado encerre a semana com boas altas e mais, garantindo o patamar dos US$ 11 por bushel. As bolsas de valores operaram em alta, o petróleo e demais commodities também agiram como fatores positivos para os preços.
Por outro lado, as baixas exportações norte-americanas ainda preocupam os traders e limitam, mesmo que levemente, o avanço dos preços. Há algumas semanas, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em seu relatório de registro de exportações, vem reportando dados de um desempenho abaixo do esperado para as vendas dos Estados Unidos.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto