Café: Consumo mundial deve manter crescimento de 1,5% ao ano em 2012
"Nós vimos o café muito resistente à atual crise", disse diretor executivo da OIC, Robério Oliveira Silva. Para o diretor, o café vem registrando um crescimento "fenomenal" da demanda no longo prazo, com o impulso de países produtores e mercados emergentes, como a Índia, por exemplo.
A estimativa é de que a produção mundial também registre um incremento, por conta do ano de safra cheia no Brasil, e chegue a 132,4 milhões de sacas.
No Brasil, a colheita deverá crescer para 50,6 milhões de sacas no ciclo 2012/13, acima das 43,5 milhões de sacas vistas em 2011/12. Desse volume, quase 33 milhões de sacas devem ser exportadas.
Porém, mesmo com isso, o nível dos estoques mundiais não deve subir acentuadamente em 2012/13 por causa da safra melhor esperada para o Brasil, explicou Silva.
"Eles, o Brasil, virão ao mercado com uma safra que fica absolutamente dentro das necessidades do mercado", informou o executivo da OIC. "Eu discordo totalmente das visões sobre um salto forte dos estoques, ainda que o mercado venha dizendo isso há algum tempo."
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã