Heinze quer incluir arroz e produção pecuária e leiteira nas medidas de apoio aos atingidos pela seca

Publicado em 10/02/2012 07:07
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) cobrou do governo a inclusão da lavoura de arroz e da produção pecuária e leiteira nas mesmas regras que garantem a prorrogação das operações de custeio e de investimentos contratadas por produtores rurais que tiveram prejuízos em decorrência da estiagem que castiga o estado gaúcho.

As resoluções 4.047 – da agricultura familiar – e a 4.048 – da agricultura empresarial – autorizaram o refinanciamento, em até cinco anos, dos financiamentos de custeios da atual safra e concederam um ano adicional para o pagamento das parcelas de 2012 dos custeios antigos e de investimentos, desde que os produtores de soja, milho e feijão comprovem prejuízos superiores a 30% devido a falta de chuvas.

Resolução 4.047
Resolução 4.048
Resolução 3.861

Heinze sustenta que há casos em que a produção de arroz, leite e de gado de corte já acumula perdas superiores a 40%. “Não são fatos isolados desta ou daquela cultura. A seca atingiu a todos e causou prejuízos na agricultura e na pecuária em geral. Por isso, defendo que os mesmos benefícios sejam estendidos a quem se enquadra nas exigências das normas, independente do que plantaram ou produzem”, afirma.

Banco da Terra e Crédito Fundiário: mutuários dessas linhas que comprovarem incapacidade de pagamento podem requerer a prorrogação da parcela de 2012 para um ano após a liquidação do contrato, com base na resolução Bacen 3.861/10. A norma, no entanto, só autoriza o refinanciamento até o limite de 5% do total das parcelas de cada instituição financeira. O deputado Luis Carlos Heinze, preocupado com o grande número de agricultores que podem ficar inadimplentes, também encaminhou documento ao Ministério do Desenvolvimento Agrário em que sugere a publicação de uma nova resolução que permita a rolagem integral dessas parcelas.

A reunião do Conselho do Monetário Nacional está marcada para as 15 horas do próximo dia 29 de fevereiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Dep. Fed. Luís C. Heinze

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário