MS recolhe 2.289 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos
“A correta destinação das embalagens de defensivos agrícolas é uma prática que nossos produtores já se conscientizaram da importância e já adotam como prioridade. Os resultados fazem parte desse novo modelo de agricultura que concilia eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente”, analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
Para 2012, a meta , segundo a coordenação regional do InpEv, é aumentar o recolhimento em mais 9%. “É um trabalho conjunto da fiscalização, feita pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), dos revendedores e que só conseguimos alcançar porque já era do entendimento do nosso produtor rural da importância da ação, antes mesmo da legislação pertinente ao recolhimento ser criada”, aponta o coordenador regional do InpEv, Hamilton Rondon.
Em todo o Estado existem 18 pontos de recolhimento, sendo 8 grandes centrais e 10 postos, presentes nas principais regiões agrícolas de Mato Grosso do Sul. “Desde 95, com a criação do Conselho Estadual de Agrotóxicos, trabalhamos diretamente com o produtor rural sobre o uso correto dos defensivos e a destinação é um dos principais pontos desse trabalho”, complementa Hamilton.
O uso correto e recolhimento das embalagens de defensivos agrícolas estão presentes em sete treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS). Em 2011, a instituição levou orientação a mais de 3 mil pessoas inscritas em 194 eventos ao longo do ano. Somente o treinamento NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxicos foi levado a 2.299 participantes.
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos, criado após a instauração da Lei 9.974/00 que rege sobre recolhimento e destinação final das embalagens dos produtos fitossanitários. Segundo a Lei, a responsabilidade quanto ao recolhimento é de todos os agentes atuantes na produção agrícola: desde agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril