Área de cultura do arroz está em decréscimo em MS
Publicado em 01/06/2012 07:21
e atualizado em 01/06/2012 08:38
Mato Grosso do Sul registrou queda de 61% em área plantada de arroz desde 2005. De 42 mil hectares destinados ao cultivo do grão, o Estado detém hoje apenas 18 mil hectares. Nessa ultima safra foram colhidas 72,2 mil toneladas de arroz limpo, mas seriam necessárias 114,7 mil toneladas para abastecer o consumo interno. Essa diferença fez com que o Estado importasse 42,5 toneladas do grão de outros estados e do país vizinho, Paraguai.
A cadeia produtiva da orizicultura, com representantes da indústria, comércio, produção e pesquisa, está elaborando um estudo para apontar os desafios para ampliação da cultura no Estado. “Vamos elencar os gargalos da produção no Estado e encaminhar ao governo do Estado para proposição de melhorias no setor”, explica Lucas Galvan, assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS.
O diagnóstico da cultura de arroz sul-mato-grossense foi apresentado durante o Workshop Rede Brasil Arroz, realizado nessa última quarta-feira (30), na sede da Famasul. “Cerca de 70% da produção de arroz irrigado no Brasil está concentrado nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É preciso incentivar o plantio do grão em outras regiões”, disse Carlos Magri, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão e coordenador da Rede no país.
Magri apresentou, durante o encontro, o projeto MP4 que visa estabelecer parcerias para transferência de tecnologia para cultura do arroz no país. “Para ter uma produção sustentável do grão, é necessário dar condições para que os produtores se tornem empreendedores, incentivar a adoção e o desenvolvimento de novas tecnologias e promover o consumo com resgate à importância social, econômica e nutricional do arroz”, aponta Magri.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sato Comunicação
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja