Vazio Sanitário da Soja tem início dia 1º de julho em Minas Gerais
Publicado em 20/06/2012 08:03
Começa em Minas Gerais, de 1º de julho a 30 de setembro, o Vazio Sanitário da Soja. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtores que neste período, é proibido o plantio ou a manutenção de plantas vivas em todo o estado. O objetivo da ação é reduzir a proliferação do fungo causador da Ferrugem Asiática, praga que ataca a cultura e causa sérios prejuízos econômicos aos produtores da oleaginosa.
O vazio sanitário é um período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo as áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas que são devidamente monitoradas e controladas após autorização do Comitê Estadual para Controle da Ferrugem Asiática da Soja. São 90 dias sem quaisquer plantas vivas em todo território mineiro. Em outros estados, a data prevista para o período do vazio sanitário pode variar, de acordo com clima e período de safra.
A Ferrugem Asiática da Soja pode causar acentuadas perdas na lavoura, tendo reflexos negativos na rentabilidade do produtor. Devido a isso, o IMA tem a meta de fiscalizar neste ano, 490 propriedades das regiões de Bambuí, Curvelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia e Unaí. O produtor que não atender às determinações pode ser autuado. No ano de 2011, o Instituto fiscalizou 512 propriedades, sendo que a partir dessas ações, 120 produtores foram notificados e cinco autuados.
O produtor rural deve destruir todas as plantas de soja na época do vazio sanitário, seja com produtos químicos ou métodos alternativos de manejo. A eliminação é necessária para prevenir a praga e impedir que o fungo não se reproduza em plantas remanescentes.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, esclarece que a erradicação de plantas durante o vazio sanitário não é um prejuízo para o produtor. “É uma medida preventiva para evitar um alto nível de contaminação pela praga e colabora para que o produtor tenha menos gastos com agrotóxicos e com o custo de sua produção. Além disso, a medida é uma ação importante para manter a competitividade da soja brasileira, bem como sua qualidade e confiabilidade”, explica.
O vazio sanitário foi instituído por uma Resolução da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) em 2007, e sua aplicação se dá através da Portaria do IMA nº 854/2007. Todos os estados produtores de soja são obrigados a estabelecer esta medida, pois é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com dados da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - referentes aos anos 2010/2011, Minas é o 7º maior produtor de soja do país, sendo que os estados do Mato Grosso e Paraná são os produtores de destaque. Já o Brasil é o segundo maior produtor mundial da oleaginosa, com uma produção estimada em 75 milhões de toneladas anuais e uma área plantada de 24 milhões de hectares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Estado de MG
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira