DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham colheita do café em todo o país

Publicado em 20/06/2012 13:35 e atualizado em 20/06/2012 14:43
Café: chuvas generalizadas atrapalham colheita em todas as regiões produtoras do Brasil. Enquanto isso, cotações em NY continuam movimento de baixa diante da instabilidade do mercado financeiro, mesmo após recentes altas.
As chuvas generalizadas por todo o Brasil atrapalharam as colheitas de café e preocupam os produtores com relação à perda dos grãos, que ficam molhados e perdem qualidade.Além do clima desfavorável, as cotações para o café em Nova York estão em queda, o que aumenta a preocupação dos cafeicultores. "É necessário que se tenha paciência com o mercado. Em dias de queda como hoje, o produtor deve recuar", diz Lúcio Dias, superintendente da Cooxupé.

De acordo com Lúcio, caso haja perda da qualidade do café, os preços podem voltar a subir.A recomendação, entretanto,é que mesmo com o tempo desfavorável, o produtor tente cuidar ao máximo de sua colheita para salvar as perdas que terá.

Na região de Guaxupé, em Minas Gerais, os produtores ainda não conseguiram financiar sua estocagem com os recursos do Funcafé, mas a partir da semana que vem o benefício já deve estar nas mãos dos agricultores. Um outro problema,segundo o superintendente da Cooxupé, é que não houve tempo ainda de secar , beneficiar e trazer o café das propriedades rurais para as cooperativas e armazéns."Entre colher e secar o café, o produtor gasta em torno de 20 a 25 dias, período que pode se alongar devido às chuvas.Dessa forma, não estão conseguindo dar o café como garantia e sacar os recursos", explica.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário