Soja: Com preços recordes no mercado interno, Brasil importa da Argentina
Publicado em 22/06/2012 15:40
A severa quebra na produção de soja do Brasil e o ritmo acelerado das exportações nacionais da oleaginosa já começam a sinalizar uma falta do produto no mercado brasileiro e está até mesmo estimulando a importação. O analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest, confirmou ao Notícias Agrícolas a importação brasileira de cerca de 25 mil toneladas de soja da Argentina.
O motivo para essa primeira compra, de uma série de outras, como disse Araújo, é a força do mercado interno brasileiro, que vem registrando preços recordes dia a dia. Os bons patamares das cotações na Bolsa de Chicago, os prêmios elevados e a alta do dólar têm levado a soja a ser negociada nos maiores preços dos últimos tempos. No Porto de Rio Grande, a oleaginosa chegou a superar os R$ 69 por saca em alguns momentos da última quinta-feira (21).
O analista disse ainda que essa movimentação de compras no mercado externo são uma forma de ajuda às esmagadoras nesse período crítico de falta de soja. "A Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] estima os estoques nacionais em pouco mais de um milhão de toneladas com uma produção de 66,3 milhões de toneladas. E isso ainda deve ser revisto para baixo", disse Araújo.
Por conta disso, já existe também um quadro de racionamento desta oferta tentando esfriar um pouco a demanda, mais um motivo que explica a forte alta dos preços. No entanto, o analista diz ainda que os valores que estão sendo praticados aqui no Brasil não estão fora da realidade e refletem essa preocupante falta de produto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
2 comentários
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Racionamneto é a unica maneira de a médio prazo regularizar o mercado.Já vai tarde,devia ter começado no ano passado,mas a necessidade de emitir moeda americana pra dar liquides ao mercado,e fazer com que isso não gerasse inflação,fez o USDA jogar com os números.Esqueceram de combinar com São Pedro.
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Ainda continuo afirmando que existia um estoque sobreestimado de soja após crise 2008 2009,quando USDA estimou uma diminuição drástica na demanda,Após este ano nunca mais conseguiu consertar a m... porque a china continuou a crescer e demandar mais5% ao ano.Portanto se situação com a queda da produção sulamericana já é dramática, imaginem agora,outra queda na norteamericana.Quem leu um comentário do Liones Severo lembrando 1973?Só pra quem viveu a época lembrar.Comprava-se um fusca com 120 scs.