Depois de semana volátil, grãos fecham sexta-feira em alta
Publicado em 03/08/2012 18:06
Depois de uma semana de intensa volatilidade no mercado de grãos na Bolsa de Chicago, os futuros da soja, do milho e do trigo voltaram a subir e encerraram a sessão desta sexta-feira em campo positivo. O trigo foi quem registrou os ganhos mais intensos, fechando o dia com altas de mais de 20 pontos nos principais vencimentos.
Entre os fatores de impulso para o mercado estão o dia positivo no macrocenário, o clima ainda preocupante nos Estados Unidos e as expectativas para o relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no próximo dia 10 de agosto.
No mercado financeiro, o dia foi bastante positivo nesta sexta-feira (3). O bom humor para os negócios veio, essencialmente, de um resultado melhor do que esperado do indicador de emprego nos Estados Unidos e também de uma confiança maior depositada nas próximas ações do Banco Central Europeu.
Os dados fortes e positivos vindos dos Estados Unidos e da Europa estimularam um expressivo avanço das bolsas de valores europeias e também da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Nesta sexta-feira (3), as bolsas europeias fecharam com as máximas em quatro meses.
Paralelamente, o dia foi negativo para o dólar, que perdeu mais de 1% nesta sexta-feira. A moeda norte-americana recuou frente a um mercado mais apto ao risco, com os investidores buscando ativos mais arriscados, como as commodities agrícolas, por exemplo.
Quanto ao clima nos Estados Unidos, a situação ainda é de expectativa, porém, a seca deve continuar nas próximas semanas. Novas previsões apontam chuvas para os próximos dias, no entanto, as semanas seguintes ainda devem ser marcadas pela seca, altas temperaturas e apenas chuvas esparsas com volumes abaixo do necessário. Como explicou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, o mês de agosto vem sinalizando chuvas bem abaixo da média para o mês no cinturão produtor norte-americano.
Além disso, o mercado também trabalhou se baseando nas expectativas sobre os números do USDA. O que se espera é que a instituição faça ajustes em suas estimativas reduzindo os dados tanto para a soja quanto para o milho.
A Informa Economics divulgou nesta sexta-feira (3) suas expectativas para o próximo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados). Segundo a consultoria, o boletim que será divulgado na próxima sexta-feira, 10 de agosto, deverá trazer novos ajustes para a produção e produtividade de soja e milho nos Estados Unidos para a safra 2012/13.
Segundo o analista de mercado Pedro Dejneka, da PHDerivativos, caso o USDA confirme esses números na semana que vem, o milho deverá registrar dois dias de preços operando no limite de alta na Bolsa de Chicago. A Informa afirma que o USDA deverá ajustar a produtividade do milho em 11 bushels por acre de agosto a setembro. No entanto, nos últimos 50 anos, o maior ajuste já feito foi o de 2,5 bushels/acre.
Veja como ficaram as cotações no fechamento desta sexta-feira:
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG
Só para curiosidade: Neste momento, 20:17 horário de Brasília, vai as temperaturas do Corn Belt Americano.
Sprinfield - 34 graus Waterloo(centro Iowa) - 32 graus Indiana - 33 graus Marion(Ohio) - 33 graus Kansas City - 34 graus Abraço.