China importa 5,87 mi t de soja em junho e passa a comprar mais do Brasil
Publicado em 21/08/2012 13:51
O Centro de Informações Estatísticas Alfandegárias da China informou nesta terça-feira (21) que o país importou 5,87 milhões de toneladas de soja em julho. O total é 10% maior do que o importado no mesmo período do ano passado. Já em relação a junho, o auemnto das compras foi de 4%.
De janeiro a julho, o volume importado pelos chineses foi de 34,92 milhões de toneladas, um aumento de 20% se comparado ao mesmo intervalo em 2011.
Atualmente, a China é o maior importador mundial de soja e seus principais fornecedores são os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina. Nos primeiros sete meses deste ano, a nação asiática comprou 17,08 milhões de toneladas da oleaginosa brasileira, 57,8% a mais do que o importado no mesmo período do ano passado. Com isso, o Brasil passou os EUA e agora lidera a lista de fornecedores para os chineses.
Somente em julho, a China importou 3,8 milhões de toneladas de soja do Brasil, volume 10,5% maior do que o registrado nesse mesmo mês do ano passado. Por outro lado, as compras da commodity norte-americana diminuiu 1,77%.
Os Estados Unidos sofrem com uma severa estiagem que vem dizimando sua produção de grãos. As perdas na soja podem chegar a 20 milhões de toneladas. Frente a isso e à certeza de uma oferta norte-americana escassa, os chineses optaram por aumentar suas compras do produto brasileiro como forma de garantir sua oferta após uma seca na América do Sul na safra 2011/12, que antecedeu as perdas na safra 12/13 dos EUA.
Milho - As importações de milho da China somaram 721.598 mil toneladas em julho. Esse montante, de acordo com o Centro de Informações Estatísticas Alfandegárias do país, é 318% maior do que o as compras do mesmo mês de 2011. Nos primeiros sete meses do ano, a nação asiática importou 3,13 milhões de toneladas do grão. Já nesse mesmo intervalo do ano passado, o volume foi de 208.298 mil toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira