DA REDAÇÃO: Crise na avicultura já comprometeu quase 6 mil empregos

Publicado em 28/08/2012 13:42 e atualizado em 28/08/2012 15:51
Avicultura: Crise no setor já comprometeu quase 6 mil empregos.Alta nos preços do milho dá força ao cenário,e produtores estão descapitalizados.Governo precisa garantir abastecimento do mercado interno e acesso das empresas aos leilões do cereal.
A alta nos preços dos grãos e o consequente aumento nos custos de produção na avicultura vêm inviabilizando a atividade, e a crise provocada por esse cenário já comprometeu quase 6 mil empregos.

"A solução é o governo agir rapidamente, oferecendo milho e um fundo de aval para que as empresas possam acessar os leilões de governo e as compras daqueles que estão especulando", diz Ricardo Santin, diretor de mercado da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Ubabef).

De acordo com ele, a crise vem desequilibrando toda a cadeia avícola,com reflexos não só para o produtor integrado mas também para o consumidor. Ele ainda diz que a especulação é um grande problema na atual situação, e que o Governo tem que fiscalizar esse tipo de ação."Se o Governo ofertar milho, essas pessoas que são apenas exploradoras saem do mercado", argumenta.

A redução do setor avícola não acontece apenas devido às demissões, e sim devido à diminuição da produção. O excesso de custo e falta de capital de giro constituem cenário que necessita de intervenção política, de acordo com Santin. Para Francisco Turra, presidente da Ubabef, o sul do país é a região que mais sofre com a falta do cereal.

As medidas de auxílio para garantir abastecimento e transporte de milho serão discutidas hoje pelo Conselho Monetário Nacional.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário