Brasil retoma negociações com Rússia para exportação de carnes
Publicado em 20/11/2012 07:15
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se manifestará nesta semana quanto ao relatório da missão russa sobre as observações do serviço veterinário brasileiro realizadas durante visita a 20 frigoríficos brasileiros e uma fábrica de ração. A reunião será com o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, em Moscou, na qual o Mapa também apresentará a proposta de um protocolo de certificação de produtos, como carnes, alimentação animal e material genético.
O documento tem o objetivo de dar mais clareza nas operações comerciais entre os dois países e busca solucionar divergências de entendimento em ambos os países quanto à análise do risco de doenças em animais. Durante o encontro, também será apresentada proposta de novos certificados para estabelecimentos exportadores brasileiros. Caberá ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques, discutir esses temas com as autoridades russas.
“Há a possibilidade de retirar as restrições em cerca de cinco plantas, desde que estas cumpram requisitos científicos. Essa reunião é preparatória para a visita da presidenta Dilma Rousseff em dezembro, provavelmente na primeira quinzena”, afirmou Marques. Esta é a sexta reunião que o secretário participa com os russos para tentar encerrar os embargos iniciados em junho de 2011.
Na época da vista da delegação e, ao final dos trabalhos, em 3 de agosto, a missão russa fez um relato das observações do serviço brasileiro. O documento, em detalhes, foi entregue 45 dias depois ao Mapa e tramitou em diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Bélgica
O secretário ainda se reunirá na Comissão de Saúde do Consumidor da União Europeia (DG Sanco, em inglês), em Bruxelas (Bélgica), onde discutirá a cooperação técnica para realizar missões de habilitação de sistema de saúde animal e pública de países europeus que desejam exportar para o Brasil. Tratará ainda sobre proposta de sistema de segregação de produção de carne bovina sem uso de substância beta-agonista.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro