Conflito entre índios e produtores deixa feridos em Sananduva/RS
No fim da tarde desta segunda-feira (15), um confronto entre produtores rurais e índios da etnia Kaingang deixou três agricultores feridos em Sananduva/RS, na comunidade São Caetano. Oa agricultores Aurélio Signoratti, Altair Caldeirão e Ademar Benetti deram entrada no Hospital Beneficente São João, com ferimentos desferidos por pauladas e pedradas, e um deles teve ferimento no olho e no crânio e foi submetido a uma avaliação neurológica. Informações do presidente do Sindicato Rural da cidade, Jeferson Camozzatto, dão conta de que um indígena também teria sido ferido em outro conflito acontecido há 2 km dali. Com a chegada da Brigada Militar, onde muitos tiros foram disparados, inclusive pelos índios, a situação foi controlada. Porém Camozzatto relatava às 19 horas da noite desta segunda que mais produtores rurais e mais índios estão voltando ao local e, por isso, o risco de que um conflito acontecesse durante a noite era iminente. "Se eles (produtores) voltarem eu acho que isso não vai ter fim. Os agricultores não vão mais querer se pegar despreparados e vão querer defender o que é deles", disse. Além disso, completa dizendo que indígenas já teriam atirado nos produtores que ainda estavam na comunidade na sexta-feira (12) à noite.
No link a seguir, veja a entrevista concedida por Jeferson Camozzatto para o jornalista João Batista Olivi na 3ª edição do programa Mercado & Cia, às 18h30 (Brasília) desta segunda-feira:
>> Jeferson Camozzatto - Presidente Rural de Sananduva/RS
Os produtores teriam caído em uma armadilha. Eles afirmam que havia um acordo de que os índios deixariam a propriedade e retornariam a seu local de origem, dizendo que estariam apenas esperando por um caminhão para levá-los. Diante disso, muitos produtores que estavam dando apoio à propriedade invadida reduziram a vigilância e se retiraram. Com isso, os índios, ao verem que haviam poucos produtores presentes no local, cercaram o salão comunitário onde estavam os agricultores e os agrediram.
Entre os feridos está Ademar Benetti, um produtor rural de cerca de 60 anos com risco de traumatismo craniano causado por uma paulada, e também de perder um olho. Benetti foi encaminhado a Passo Fundo para exames mais complexos. Benetti deu uma entrevista ao jornalista João Batista Olivi nesta segunda-feira no programa Mercado & Cia das 13 horas, relatando sobre a situação da invasão. Na entrevista, o produtor afirmou que a FUNAI e algumas ONGs internacionais teriam influenciados os mais de 100 indígenas a invadirem a propriedade, que tem pouco mais de 2 hectares. Clique aqui e assista à entrevista do produtor.
A situação só não se agravou mais porque o caminhão que levava mais índios de outras comunidades para darem continuidade à invasão e ao conflito quebrou antes de chegar ao local. Pouco depois de iniciado o confronto, a polícia militar chegou e conseguiu acalmar a situação, segundo coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Sananduva, Sidimar Lavandoski.
Somente na comunidade São Caetano moram cerca de 40 famílias. Ao todo, a região de Sananduva engloba cinco comunidades com aproximadamente 152 propriedades com uma média de 12 hectares cada, de agricultores familiares e pequenos produtores. Uma dessas comunidades, a Consoladora, que fica entre Sananduva e Cacique Doble, também foi invadida há aproximadamente duas semanas. De acordo com o coordenador, há um processo administrativo sobre as demarcações dessas terras, mas que ainda precisa passar por, pelo menos, mais quatro etapas.
No link abaixo, veja a entrevista de Sidimar Lavandoski ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira:
>> Sidimar Lavandoski - Sananduva/RS
No G1:
Conflito entre indígenas e agricultores deixa quatro feridos no Norte do RS
Briga generalizada ocorreu perto de área ocupada em Sananduva, diz BM. Três produtores e um indígena precisaram de atendimento em hospitais
Agricultor de 65 anos sofreu ferimento no olho (Foto: Adriel Dalsolio/Arquivo Pessoal)
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em um confronto entre agricultores e indígenas nesta segunda-feira (15) emSananduva, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Três agricultores e um indígena precisaram ser atendidos em hospitais, diz a Brigada Militar.
Segundo a polícia, a briga generalizada entre índios e produtores rurais ocorreu próximo a uma propriedade rural ocupada por indígenas desde domingo (7), na localidade de São Caetano, interior do município, após um pedido de reintegração de posse.
“Estava tudo pacífico. Os líderes dos dois grupos haviam entrado em um acordo. Já estávamos nos dispersando quando os indígenas vieram correndo atrás da gente com pedaços de pau. Saímos correndo, mas um senhor ficou para trás e foi agredido”, disse o produtor Adriel Dalsolio ao G1.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
Demarcação da Funai no RS pode desapropriar 30 mil produtores rurais
Cerca de 30 mil produtores rurais gaúchos podem perder as terras se 10 mil hectares mapeados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) forem considerados territórios indígenas. As demarcações atingem quatro áreas na Região Norte do Rio Grande do Sul: Mato Preto, Froquilinha, Rio dos Índios e Mato Castelhano. Para tentar resolver o impasse, o governadorTarso Genro se reuniu nesta quinta-feira (23), em Brasília, com os ministros da Casa Civil e da Justiça para pedir que pareceres técnicos também sejam levados em consideração.
"A escuta de outros órgãos do estado, no Rio Grande do Sul, é absolutamente necessária. Ela vai determinar, inclusive, a própria capacidade que o estado tem de apaziguar onde tem conflito, de indenizar na plenitude os agricultores que tiverem de sair e também preservar o direito dos indígenas", disse o governador.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
Em O Nacional: Quatro ficam feridos em confronto em Sananduva
Durante o ato de bloqueio na comunidade de São Caetano no interior do município de Sananduva, agricultores e indígenas entraram em conflito, na tarde desta segunda-feira após desentendimento.
Leia a notícia na íntegra no site do O Nacional.
Na Rádio Sananduva
Conforme últimas informações obtidas junto a Brigada Militar de Sananduva, o tumulto iniciado hoje pela tarde na comunidade de São Caetano já foi controlado. Ainda, segundo a Brigada Militar três agricultores foram feridos e encaminhados ao Hospital São João de Sananduva. Somente um agricultor foi levado a Passo Fundo para exames mais complexos.
Leia a notícia na íntegra no site da Rádio Sananduva.
Abaixo, veja imagens registradas antes do conflito pela Rádio Sananduva/RS:

13 comentários
Fávaro defende indenização se STF derrubar marco temporal
Nota Oficial – Marco Temporal: FPA vai avançar na discussão da PEC 48/23
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC

l são tomas - PB
William Franco, tchê com esse sobrenome o que tu menos tem é índio, e vai cria tu vergonha nessa cara antes de chamar os outros de vagabundo,se caso tu soubesse muitas coisas, tivesse um nível culto e intelectual um pouco sólido e abrangente tu não escreverias o que escrevera, Sim sou convicto naquilo que eu falo e recebem salários sim, pesquise um pouco, saiba um pouco das leis, tente fazer isso, e não fale nada sem certeza, no mínimo tu deve ser a favor dos sem-terras também! o dia em que tu souberes o que for respeito pelo próximo ae sim tu poderás reivindicar algo.
Érico Batista da Silva Soledade - RS
Eu não sou contra os Indios, sou contra esta política da FUNAI que esta sendo feita, INDIO tem que se acultural, não é dando vastas áreas de terra, como já deram 13 % da área nacional equivalente a mais ou menos a 12 estados de PERNAMBUCO é que vão solucionar o problema do INDIO, com escreveu uma ANTROPOLOGA DA FUNAI, que o INDIO tinha que ter GRANDES ÁREAS DE TERRA para poder caçar ANTA E RATÕES DO BANHADO, isto é coisa de gente totalmente INSANA.E o pior, recebem vastas áreas de terras e o governo continua alimentado eles, dando comida e auxilio, aí é fácil articular invasões, não tem o que fazer, a não ser fazer filhos e mais filhos, o governo dá tudo, com nosso dinheiro do nosso suor onde se paga um dos maiores imposto da terra,vou ser bem franco, eu vivi na época da DITADURA, estou com 66 anos,tenho saudade, você podia sair a noite a pé, nós íamos com colegas estudantes nos fins de semana nos BORDEL, não havia assaltos, nada, hoje tu vives trancado em casa como um marginal, e o marginal solto nas ruas, esta como o DIABO gosta, quanto pior melhor, a DITADURA foi criada justamente para combater os sequestros, assaltos a bancos que na época estava descontrolado, quase como hoje, hoje a insegurança esta maior, vou parar por aqui.
Edgard Angelo Baratieri Capinzal - SC
Porque eu admiro muito o povo AMERICANO AMAM A PATRIA E DEFENDEM SEUS CIDADÃOS assima de tudo, os indios foram todos assassinados para não encomodar futuramente e feito filmes para todo mundo ver ganharam muito dinheiro, os AUSTRALIANOS com seus aborigenas de lá cada criánça que nascia eram recolhidas para alfabetizar e aniquilar seu descendentes parabéns para eles, já o hipocríta do Marechal Candido Rondon devia ter usado a mesma politica, tenho saudade do REGIME MILITAR,transamazonia os indios foram impedir mataram todos, sou agricultor com muito orgulho trabalho quatro mês por ano pra dar cesta basica para esses indios ignorantes ,
wilian franco cacique doble - RS
Gilnei Copini se vc axa que o indi ganha tudo do governo vc ta muito enganado ou mal informado pra falar dass coisas que vc nao sabem pq voceis nao sabem de nada e so fikan falando abobrinha pq o indio tambem e como qualquer um de voceis e agra vc queer chamar os indios de vagabundo tu vai e criar vergonha na carra pra falar dos outros pq se tem um vagabundo que eu sei e voce gilnei voceis fasem coisas piores e agora pq so fikan culpando os indios seus bandos de baderneiros sao voceis
l são tomas - PB
Dalzir Vitória faço das suas as minhas palavras, meu vô era produtor rural na região do Lageado, São Caetano-Sananduva, e o que tu disse é a pura realidade, nós sustentamos esses índios e eles retribuem dessa forma covarde, na arapuca, lutar pelos direitos desse jeito repugnante, no entanto, vale ressalvas a porra do CIMI, da igreja católica, entre outras, apoiam as causas indígenas e promovem essa baderna, o governo está omisso,ou se agir virá contra, e no mais esses índios estão procurando, pisaram no pala e quem procura acha, apanha calado ninguém apanha! coçar o saco o dia inteiro fazendo fumaça é isso que querem, já não basta os salários pagos pelo estado, querem tudo e mais um pouco, injusto, enquanto uns trabalham para o progresso, outros, destroem o pouco progresso, Viva o pós-colonialismo brasileiro!
wilian franco cacique doble - RS
se voceis disem que indio nao planta venhan ver aqui na nossa comunidadeas nossas maquinas de plantiu em ves de ficar falando coisas que nao sabem seus ignorantes
Érico Batista da Silva Soledade - RS
Se os Indios querem terra, porque eles não plantam como os pequenos agricultores, ali de Sananduva com áreas de 25 hectares, aí quero ver o resultado, ali em Planalto já se pode ter uma ideia, a anos eles invadiram e tomaram as casas e as terras dos pequenos agricultores, hoje eles estão morando nas casas, as mesmas estão rodeadas de capoeira, só sabem fazer filhos e balaios, antes de se chegar na reserva, lavouras bem cuidadas, entrando-se na reserva, capoeiras e pequenas lavouras mal cuidadas, então porque a FUNAI não coloca TECNICOS a disposição para ensinar ou mande os indiozinho estudarem em Escolas Agrículas que são gratuitas, ali em SERTÃO na área de conflito tem uma escola, mas duvido que tenha algum Indio estudando Técnicas Agrículas, pra que estudar o governo dá tudo.
Érico Batista da Silva Soledade - RS
Olha, isto tem coisa por trás, o governo esta omisso, esta que nem o Sr. Lula, não sei de nada, não vi nada, mas eu tenho que dizer uma coisa, se o Brasil tem alguma divida com os Indios, não é o pequeno Agricultor que esta na sua terra produzindo, que esta terra vem de família a mais de 100 anos, na maioria trabalharam para adquirir este bem com suor.Outra coisa, porque não fazer um estudo para ver o que os Indios estão produzindo nas terras que já receberam, não adianta a FUNAI dar terras e continuar a dar bolça família a estes vadios, se INDIO trabalhasse, o brasil não teria ido na AFRICA buscar NEGROS, INDIO não trabalha nem abaixo de laço é indolente por natureza, os próprios livros de história dizem isto, e a FUNAI esta aí fazendo LAUDO FAJUDOS, com ANTROPOLOGAS e TECNICOS FORA DAS CAZINHAS, com teorias utopicas, que os Indios tem que ter grandes áreas para poderem caçar, ANTA e RATÕES DO BANHADO, é o fim!Dê estudo a eles, porque plantar não é com eles, são de viver da caça e da pesca, mas isto já era!Talvez em outro planeta.
wilian franco Cacique Doble - RS
E AS ARMAS APRENDIDAS ERAM DOS PROPIOS AGRICULTORES QUE FORRAM PRESSOS E AINDA FIKAM MENTINDO POR AI QUE ERA OS INDIOS QUE TAVAM ARAMADOS VOCEIS AXAM QUE SE OS INDOIS ESTIVESSEM ARMADOS IRRIA SOBRAR UM DE VOCEIS AI PRA DEPOIS TAR MANTINDO POR Ai????????????????
wilian franco Cacique Doble - RS
POR QUE NAO FALAN A VERDADE EM VES DE TAR BOTANDO SO A CULPA NOS INDIOS SEUS BANDOS DE IGANORANTES SO FIKAN MENTINDO QUEM DESRESPEITOU O ACORDO FEITO FOI O PROPIO PREFEITO DE VOCEIS DE SANANDUVA QUE TRANCOU OS BLOQUEIOS DE SAIDAS DOS INDIGENAS E POR SE CAUSARAM ALGUN DANO PRA VOCEIS VAO PEDIR PRA ELE ASUMIR SEUS BANDIDOS PQ NAO FALN A VERDADE EM VES DE TAR MENTINDO E BOTANDO A CULPA NOS INDIOS SEUS BANDIDOS IGNORANTES
Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR
olho por olho dente por dente vai ser assim na minha propriedade que é legal ppode vir cimi ou funai
Denilson Carlos Gruber Mafra - SC
Só estou esperando um "indiosinho" vim vender balaio e cestinho na minha propiedade ele vai ver com quantos paus se faz uma canoa; tropa de bandido acobertado por politicos crapulas. Vão trabalhar para ver quanto custa um metro quadrado de terra.Afinal de contas eu gostaria que alguma pessoa talvez mais informada que eu me explicasse quem realmente manda mafia chamada justiça BRASILEIRA.
Virgilio Andrade Moreira La Paloma
Os ¨¨Cerebros¨¨ que estão fomentando esta bagunça e terrorismo vão pagar muito caro por isto, seja em votos ou outra coisa. Fora funai e fomentadores da desordem.