Faesc pede flexibilidade em normas trabalhistas rurais
A flexibilização de algumas normas trabalhistas rurais foi o tema da audiência que o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Clemerson Pedrozo, manteve nesta semana, na sede da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, em Florianópolis, com o ministro Manoel Dias e sua equipe.
O assessor jurídico da Faesc expôs ao Ministro as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais quanto ao cumprimento integral de algumas normas trabalhistas, dentre as quais a NR 31, que trata de questões referentes à saúde e segurança no trabalho rural.
A entidade entregou ao Ministro uma série de sugestões de alteração da legislação, encaminhadas por diversos Sindicatos de Produtores Rurais filiados à FAESC. O objetivo é adequar o atual ordenamento jurídico à realidade do meio rural, sem no entanto suprimir direitos e garantias dos trabalhadores rurais.
O Ministro foi receptivo às considerações da FAESC e informou que submeterá ao corpo técnico do Ministério as sugestões apresentadas para que as sejam analisadas.
Clemerson Pedrozo mostrou que o excesso e a incoerência de algumas normas trabalhistas criam embaraços àqueles que produzem os alimentos que o Brasil consome.
Observou que as reclamações de que o setor rural concentra problemas na área de relações de trabalho são, em grande parte, infundadas e baseadas em dados desprovidos de comprovação técnica. O advogado mencionou a análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a qual apurou que 45% dos autos de infração lavrados não respeitam a legislação específica, exigindo dos empregadores rurais o cumprimento de normas que só valem no meio urbano.
Também participaram do encontro os deputados estaduais Marcos Vieira e Aldo Schneider, além do presidente do Sindicato Rural de Alfredo Vagner (Pedro Menezes) e o secretário do Sindicato Rural de Ituporanga.
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril