DA REDAÇÃO: Decisão do STF sobre Raposa Serra do Sol não altera casos passados

Publicado em 22/10/2013 14:37 e atualizado em 22/10/2013 15:46
Questão Indígena: Retomada do julgamento da Raposa Serra do Sol pelo STF não resolve problemas das famílias expulsas da gleba Suiá Missú. Delegações de produtores se movimentam para ir a Brasília cobrar decisões efetivas da Justiça.

Na próxima quarta-feira (23), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga as 19 condicionantes do caso Raposa Serra do Sol. No entanto, segundo o Deputado Federal, Nilson Leitão (PSDB/MT), o que será votado amanhã (23) não resolve o problema de casos como o das famílias expulsas da gleba Suiá Missú.

Por outro lado, o que poderá ocorrer é que devido à decisão do STF, se for vetada, por exemplo, a ampliação de terras indígenas já demarcadas, como Suiá Missú ainda é um processo em tramitação, o próprio STF pode ter a sensibilidade de fazer justiça em regiões como aquela. Nilson diz que espera que esse julgamento dos embargos declaratórios do STF resolva o problema futuro, mas que também possa corrigir esse passado injustiçado.

“O que nos deixa mais entristecido é que o Congresso Nacional e o poder executivo se fazem omissos e se acovardam esperando o poder judiciário resolver um problema que é de obrigação do Congresso Nacional e do próprio executivo, levando, assim, um prejuízo para o Brasil inteiro”, afirma o Deputado Nilson Leitão.

Ainda nesta próxima quarta-feira (23), várias delegações de produtores rurais irão à Brasília para aguardar o julgamento da reserva indígena Raposa Serra do Sol, sendo que na última reunião entre parlamentares e o governo foi decidido que hoje (22) o problema das demarcações de terras indígenas seria resolvido por meio de uma portaria do Ministério da Justiça. Porém, José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, mais uma vez adiou a assinatura dessa portaria. Diante disso, Nilson diz que chegou o momento da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e dos movimentos do campo se organizarem para colocar um basta nesse assunto que já ultrapassou todos os limites.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário