DA REDAÇÃO: Trigo – Devido ao excesso de chuvas, cerca de 15% da área do RS deixou de ser cultivada

Publicado em 19/08/2014 10:47 e atualizado em 19/08/2014 16:53
Trigo: Com excesso de chuvas, cerca de 15% da área do RS deixou de ser cultivada. Previsão de geada na próxima semana deixa produtores em alerta. Moinhos demonstram interesse no cereal do estado, mas oferecem valor de R$ 30,00 a saca. Com isso, agricultores seguram o produto à espera de melhores oportunidades.

Em função ao excesso de chuvas, desde o início do plantio, os produtores gaúchos deixaram de cultivar 15% da área prevista com o trigo inicialmente. Além disso, o cereal plantado primeiramente não apresenta boa qualidade, ao contrário, dos cultivados mais tardiamente. 

De acordo com o produtor rural e presidente da Associação dos Cerealistas, Dilermando Rostirolla, a situação será refletida na colheita do cereal. “O primeiro não vai ser de boa qualidade e o segundo deverá ser melhor”, afirma. Com isso, a expectativa é que o rendimento das lavouras também seja afetado, as plantadas inicialmente a colheita é prevista entre 30 a 40 sacas por hectare, e o restante pode superar 50 sacas por hectare.

A geada registra no final da semana anterior também pode ter afetado as lavouras, conforme destaca o presidente, mas, por enquanto, não há relatos de perdas. “Entretanto, os triticultores já estão atentos, pois há previsão de geada para a próxima semana que poderá afetar o desenvolvimento das plantas”, diz Rostirolla.

Comercialização

Ainda na visão do produtor rural, o restabelecimento da TEC deverá contribuir para o escoamento da safra, principalmente porque o estado ainda possui quase 500 mil toneladas da safra anterior para ser negociada. “Nós já tínhamos nos reunido com o Ministro da Agricultura, Neri Geller, para que não fosse mantida a liberação para a importação do produto”, destaca.

Inclusive, alguns moinhos, especialmente do estado do PR já começam a demonstrar maior interesse no produto gaúcho. No entanto, como o preço está abaixo do preço mínimo, a saca é cotada a R$ 30,00, os produtores estão segurando o produto à espera de melhores oportunidades de negociação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário