Exportação de café verde do Brasil cresce 9,6% em setembro, diz Cecafé

Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de café verde do Brasil em setembro somaram 2,63 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 9,6 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quarta-feira o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Os embarques em setembro ficaram ligeiramente abaixo dos registrados em agosto, quando o Brasil exportou 2,77 milhões de sacas.
As exportações de café arábica em setembro somaram 2,37 milhões de sacas, aumento de 5,5 por cento na comparação anual, enquanto as do grão robusta atingiram 254,9 mil sacas, crescimento de 71 por cento.
No acumulado do ano de 2014, as exportações de café verde somaram 23,95 milhões de sacas, aumento de 19,4 por cento ante janeiro a setembro de 2013.
As exportações totais, incluindo o produto industrializado, somaram atingiram 26,64 milhões de sacas, alta de 17,2 por cento.
RECEITA CAMBIAL
A receita cambial relativa às exportações de café em setembro atingiu 582,29 milhões de dólares, alta de 42,9 por cento ante a registrada no mesmo período do ano passado, com uma recuperação dos preços neste ano por conta da severa seca no Brasil, entre outros fatores.
De janeiro a setembro houve incremento de 17,9 por cento na receita cambial, para 4,627 bilhões de dólares.
"O Brasil sustenta um nível de exportações altamente expressivo, mesmo em um período de frequente volatilidade de preços", afirmou o diretor-geral do Cecafé, Guilherme Braga, em nota.
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas