Preço de venda da saca de arroz preocupa produtores do RS
A colheita do arroz no Rio Grande do Sul está adiantada. A previsão é de uma safra melhor em relação ao ano passado. Segundo a CONAB, a safra nacional do grão deve chegar a 12,15 milhões de toneladas. Houve um pequeno crescimento de 0,2%.
As colheitadeiras avançam pelas lavouras de arroz do Rio Grande do Sul. Nesta safra, agricultores cultivaram 1,13 milhão de hectares com o cereal, distribuídos em 83 municípios.
Em Uruguaiana, cidade que faz fronteira com a Argentina, o produtor Décio Detone cultivou uma área de 800 hectares com o cereal. Até agora, 70% dos grãos já foram colhidos na propriedade. “A colheita esta transcorrendo em ritmo normal, inclusive mais rápido que a gente mesmo poderia imaginar”, diz Detone.
Os agricultores aproveitam os dias de sol para acelerar os trabalhos. O medo é de que as chuvas retornem e prejudiquem a produção, como em janeiro deste ano. “Sempre existe o risco de uma chuva com vento forte de granizo. Então, o quanto antes o produtor conseguir retirar o arroz da lavoura, melhor”, diz o agrônomo da Emater João Carlos Batassini.
Leia o conteúdo na integra no site Olhar Direto.
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025