Soja: Negociações estão atipicamente lentas no spot nacional
As negociações envolvendo a soja em grão estão atipicamente lentas no mercado físico brasileiro. Pesquisadores do Cepea relatam que, no final da última semana, o cenário foi agravado por novos protestos de caminhoneiros. Sem acordo com o governo federal quanto a um possível valor mínimo para o transporte de mercadorias, caminhoneiros voltaram a paralisar as atividades em muitos estados. Com isso, tanto compradores quanto vendedores de soja, que já estavam trabalhando em meio a problemas logísticos, agora temem ser prejudicados por atrasos mais intensos na entrega e no recebimento da soja e derivados.
Na paralisação anterior, em fevereiro, houve grande atraso nas entregas de soja e derivados, principalmente para exportação. Com isso, importadores podem intensificar a compra de soja dos Estados Unidos. Vale lembrar que o enfraquecimento do dólar nas últimas semanas e problemas logísticos no Brasil já vinham direcionando o comprador externo aos Estados Unidos. Esse cenário, por sua vez, tem elevado as cotações da soja na CME Group (Bolsa de Chicago) e deixado os preços apenas nominais no Brasil.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes