Exportação brasileira de carne bovina aumenta em relação a março, mas ainda está menor que em 2014
No primeiro trimestre do ano as exportações brasileiras de carne bovina não foram bem se comparadas ao mesmo período do ano passado, apresentando queda de 17,6% no volume embarcado no período.
Em abril as exportações de carne bovina in natura totalizaram 83,35 mil toneladas. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O volume aumentou 1,6% na comparação com março deste ano, quando foram embarcadas 82,07 mil toneladas. Mesmo com a reação das vendas na comparação mensal, houve recuo se comparado com abril do ano passado.
A queda foi de 8,9% nos embarques nesse período. Em abril de 2014 as exportações totalizaram 91,50 mil toneladas.
Mesmo que as exportações representem de 15% a 20% da produção, este é um importante mercado para o produto brasileiro, já que ajuda no escoamento e auxilia na composição dos preços.
O cenário é preocupante para o setor, especialmente em momento de consumo interno enfraquecido, o que tende a atrapalhar a regulagem dos estoques.
No entanto, a expectativa é que a recuperação das vendas de forma gradativa ao longo do ano, com a reabertura de alguns mercados e com a possível melhora da economia Russa.
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro