Brasil mira fim da vacinação contra aftosa até 2025
Nos próximos anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promete uma série de ações para que o Brasil avance no combate a febre aftosa. De acordo com a ministra da pasta, Kátia Abreu, os 26 estados mais o Distrito Federal deverão ser reconhecidos como áreas livre com vacinação ainda este ano. O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015/16, promovido pela BM&F Bovespa, em São Paulo.
Atualmente, Amazonas, Roraima e Amapá não possuem reconhecimento pleno como áreas livres da doença com vacinação. Posteriormente a obtenção deste status pelo trio, o país deverá ingressar com o pedido, possivelmente no próximo ano, junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Após o cumprimento desta etapa, o Mapa trabalha com a possibilidade de o Brasil ser reconhecimento como área livre de aftosa sem vacinação até 2025. Esse status permitiria a abertura de novos mercados para carne nacional, ampliando as exportações. Atualmente, apenas Santa Catarina é considerada como livre de aftosa sem vacinação pela OIE.
“O Brasil está cercado por países e zonas livres com vacinação. Todos estão avançando e o país precisa acompanhar. Apoio totalmente a ministra e espero que seja ainda antes do prazo estipulado”, afirma o Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná.
Entre as ações previstas pelo Mapa está o acordo de cooperação internacional com a Venezuela para diminuir o risco de entrada do vírus no Brasil pela fronteira. Com a permissão do governo local, o Mapa irá ajudar a construir um sistema de defesa agropecuária. A ministra garantiu que não faltará recurso para outras ações de defesa agropecuária.
Leia a notícia na integra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas