Suíno Vivo: 2ª semana consecutiva de desvalorização no RS e PR
Pela segunda semana consecutiva os preços nas praças do Rio Grande do Sul e Paraná fecharam a referência negativa. Na segunda-feira (22) a Bolsa de Suínos do Paraná fechou a referência semanal com desvalorização de 2 centavos no preço do suíno vivo pago ao produtor independente, que operou na semana a R$ 3,27/kg.
A pesquisa semanal da cotação do suíno, no Rio Grande do Sul, apontou queda de R$ 0,04 no preço pago pelo quilo do suíno vivo ao produtor independente no Estado gaúcho, ficando em R$ 3,17.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a entrada da segunda quinzena do mês deixou o mercado mais fraco. Os compradores se abasteceram somente com o necessário, a fim de não acumularem estoque e favoreceram a desaceleração das valorizações.
Contudo, para o analista do Cepea, Augusto Maia, os preços no segundo semestre tendem a aumentar haja vista a maior procura pela carne suína em períodos de frio. As exportações também tem sua maior saído nos meses de outubro e novembro, explica.
Exportações
A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) divulgou nesta segunda-feira (22), os números sobre a exportação de carne suína 'in natura' no período de 14 dias úteis (3 semanas). Em receita, o acumulado do período foi de US$ 66,1 milhões, com média diária de 4,7 milhões de dólares. Esses valores representam uma queda de 9,9% na comparação com o mês de maio.
Em volume essa diferença passa para -13,7%, com uma média diária em junho de 1,8 toneladas, contra 2,0 toneladas em maio.
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas