Com custos mais altos em até 35%, produtores de Ponta Grossa (PR) se preparam para a próxima temporada de soja

Publicado em 02/09/2015 09:58
Com custos mais altos em até 35%, produtores de Ponta Grossa (PR) se preparam para a próxima temporada de soja. Boa parte dos insumos foram adquiridos via cooperativa. Mais uma vez, o milho deve perder área para a oleaginosa na safra de verão. Já os preços da soja estão próximos de R$ 75,00/sc para entrega abril/16.

Na região de Ponta Grossa (PR) boa parte dos produtores já adquiriram os insumos para a próxima temporada de soja. A preocupação neste momento é planejar a safra para garantir remuneração, já que os custos de produção estão mais elevados.

Segundo o presidente do sindicato rural, Gustavo Ribas, os produtores têm aproveitado a alta do dólar para realizar vendas futuras e fixar os custos. Com preços para entrega em abril/2016 em torno dos R$ 75,00/sc "a previsão é de queda na receita dos produtores", afirma.

O aumento dos custos nesta safra chega a 30% na região, e a preocupação é quanto realizar as compras com um dólar alto, e no momento da venda o avanço do câmbio seja menor.

Com esse cenário, a safra 2015/16 deve ser de muita cautela. Além das preocupações comerciais, os produtores também precisam ficar atentos às questões climáticas, haja vista que a previsão é de que o El Niño pode trazer um grande volume de chuvas para a região Sul.

Milho

A expansão da área de soja no Paraná deve ser de 2%, estima Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Com isso o milho verão deve registrar uma retração no plantio de 19,1%.

Essa redução se dá basicamente para inviabilidade da produção do milho. Segundo Ribas, os produtores que ainda optam pelo grão "é pela necessidade de rotação de cultura", afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário