Importação de açúcar branco pela Indonésia deve atingir 100 mil t em 2015 com El Niño

JACARTA (Reuters) - A Indonésia deve importar 100 mil toneladas de açúcar branco em 2015, depois de não ter importado nada do adoçante no último ano, disse um representante da indústria, com o tempo seco causado pelo fenômeno climatológico El Niño reduzindo a produção local.
Isso pode ajudar a elevar os preços globais, que dispararam nos últimos meses devido a preocupações sobre um déficit internacional de suprimento, mas é um golpe para o esforço do governo do presidente Joko Widodo para atingir autossuficiência em alimentos.
A produção de açúcar branco da nação do Sudeste Asiático deve cair 4 por cento, para 2,5 milhões de toneladas neste ano, ante 2,6 milhões em 2014, disse à Reuters o diretor-executivo da Associação de Açúcar da Indonésia, Tito Pranolo. Ele prevê uma queda para 2,4 milhões de toneladas em 2016.
"O preço (doméstico) é bom, mas os retornos estão caindo", disse o executivo da associação nesta quinta-feira. "Esperamos que os estoques finais sejam menores neste ano porque a produção vai cair devido ao tempo seco".
A Indonésia normalmente entra no período de chuvas em outubro e novembro, mas espera-se que o país enfrente um clima seco neste ano devido ao El Niño.
(Por Michael Taylor)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY