Soja: Plantio avança no Brasil e chega a 42,3%, aponta Safras
A semeadura da nova safra brasileira de soja teve uma semana de boa evolução dos trabalhos. Com o registro de clima melhor no Centro-Oeste e no Sudeste, os produtores aceleraram a semeadura no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, dando fôlego ao índice nacional. A avaliação é de SAFRAS & Mercado.
No Sul, os trabalhos continuam a evoluir de forma satisfatória, apesar de um ritmo ainda abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Após o alívio nas precipitações registrado nas últimas duas semanas, o excesso de chuvas pode voltar a atrapalhar a semeadura nesta semana no RS.
A falta de chuvas deve persistir ao longo da semana no Norte e no Nordeste do país, o que deve continuar prejudicando o andamento dos trabalhos. Apesar disso, as previsões indicam um bom nível de precipitações chegando às regiões na próxima semana (16/nov a 22/nov), o que pode trazer alívio e ajudar na semeadura. As atenções sobre essas regiões devem permanecer redobradas.
Segundo pesquisa de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até o dia 6 de novembro, 42,3% da área total estimada para o país já foram semeados. O percentual equivale a aproximadamente 13,9 milhões de hectares semeados, de uma área total estimada de 32,9 milhões de hectares. Em mesmo período do ano anterior, o percentual era de 46%, enquanto a média das últimas cinco safras é de 57,2% para o período.
No Rio Grande do Sul, 6% da área total estimada já foram semeados. Em mesmo período do ano anterior o percentual era de 14%, enquanto a média das últimas cinco safras é de 24% para o período. No Paraná, 77% da área já foram semeados. Em mesmo período do ano passado, o percentual era de 65%. A média das últimas cinco safras é de 79% para o período.
No Mato Grosso, 60% da área já foram plantados. No ano passado, o percentual era de 65%, enquanto a média é de 79% para o período.No Mato Grosso do Sul, 72% da área foram semeados. Em mesmo período do ano anterior, o percentual era de 70%. A média para o período é de 82%.
Em Goiás, 32% da área foram plantados. No ano passado, o percentual era de 55% no período, enquanto a média das últimas cinco safras é de 63%. Em São Paulo, o percentual semeado chega a 35%. Em mesmo período do ano anterior o percentual era de 20%, enquanto a média das últimas cinco safras é de 52% para o período.
Em Minas Gerais, 21% da área foram semeados. Na temporada anterior, o percentual chegava a 15% em mesmo período, enquanto a média das últimas cinco safras é de 33%. Na Bahia, o percentual semeado chega a 5% da área total. No ano passado, em mesmo período, o percentual era de 17%, enquanto a média é de 18% para o período.
Em Santa Catarina, os trabalhos alcançaram 35% do total da área esperada. Em mesmo período no ano anterior, o percentual era de 30%, enquanto a média das últimas cinco safras é de 45%.
A atualização semanal do ritmo do plantio no Brasil ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 13, após o fechamento do mercado.

0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto