Agroconsult estima moagem recorde de cana no CS em 2016/17 a 622 mi t

SÃO PAULO (Reuters) - A moagem de cana do centro-sul do Brasil na safra 2016/17 deverá atingir um recorde de 622 milhões de toneladas, previu nesta segunda-feira a Agroconsult, que em novembro havia projetado entre 615 milhões e 630 milhões.
Com chuvas favoráveis, a moagem de cana 2016/17, que começa oficialmente em abril, deverá ter crescimento de 2,8 por cento ante a temporada anterior.
"Em termos de desenvolvimento de safra, os índices de vegetação estão maiores que no ano passado, em alguns Estados, maiores da média de cinco anos", afirmou o analista de açúcar e etanol da Agroconsult Fábio Meneghin, citando o impacto do clima para as lavouras.
Ele disse que a consultoria vê um "tímido" crescimento de área plantada, de 160 mil hectares, no centro-sul.
A Agroconsult estima disponibilidade de 640 milhões de toneladas de cana, mas o setor não conseguirá processar todo o volume.
"Vai ter muita cana e o desafio vai ser conseguir moer tudo. Se clima colaborar, o pessoal consegue moer mais (que 620 milhões de t). Mas tem que ser condição ideal", comentou.
A concentração de açúcar na cana (ATR) tende a ser um pouco melhor, disse ele, ressaltando que para isso as chuvas teriam de cessar.
A produção de açúcar do centro-sul foi estimada em 33,15 milhões de toneladas, ante 32,9-33,7 milhões na projeção de novembro, com crescimento de 7,6 por cento na comparação com a safra anterior.
Já a produção de etanol do centro-sul foi projetada em 28,3 bilhões de litros, ante 27,8-28,5 bilhões em novembro, alta de 1,8 por cento ante 2015/16.
A Agroconsult estimou ainda que 58,3 por cento da safra de cana do centro-sul será direcionada para a produção de etanol e 41,7 por cento para a produção de açúcar.
(Por Marcelo Teixeira)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY